Nós sabemos que o Halloween, o Dia das Bruxas, não é comemorado no Brasil. Mas, confessa para a gente, você não gostaria, especialmente na infância, de ter um dia para se fantasiar de algo horripilante e ganhar doces pela vizinhança? Brincadeiras à parte, a ocasião é uma belíssima desculpa para reverenciarmos o horror, esse gênero incrível, mas tão maltratado em virtude da quantidade enorme de filmes ruins a ele recorrentes que chegam aos circuitos. Tanto, que tem gente previamente torcendo o nariz para exemplares que tentam atiçar a nossa apreensão diante do imponderável. Mas, o horror é repleto de filmes notáveis, como estes indicados abaixo entre os tantos disponíveis na plataforma de streaming do Telecine. Aliás, a empresa preparou uma cinelist especial para celebrar o Halloween, focada nas várias experiências que se pode ter com o horror. Há as pegadas psicológicas, os exemplares gore, aqueles que mais sugerem do que mostram e os que transitam lindamente pelo caminho contrário. Enfim, sem delongas, confira 10 exemplares que não podem faltar em seu repertório de filmes aterrorizantes. Lembrando que todos eles estão disponíveis no Telecine e que são 30 dias grátis para novos assinantes do aplicativo. Boas sessões.
Drácula (1931)
Vamos começar com o clássico incontornável quando o assunto é a vampiragem. Dirigido pelo subestimado Tod Browning e protagonizado por Béla Lugosi, esse filme é parte do universo chamado Monstros da Universal. Baseado no livro homônimo de Bram Stoker, o longa consolidou a versão charmosa e sedutora do senhor da Transilvânia, bem diferente do não menos genial Nosferatu que protagoniza a versão alemã. Assista ao filme no Telecine.
A Noite dos Mortos Vivos (1968)
Falar de zumbi agora é relativamente moleza, especialmente depois que essas criaturas voltaram a povoar o imaginário popular. Agora, meu irmão, fazer isso no final dos anos 1960, embutindo numa trama aterrorizante o contexto político que direciona a um dos mais amargos encerramentos da história do cinema? Só George A. Romero. Se você não assistiu ainda a esse filme essencial, não tem desculpas para perder tempo. Assista ao filme no Telecine.
Carrie a Estranha (1976)
Somar Brian De Palma e Stephen King não parecia óbvio, mas aqui resultou num filme emblemático. A personagem eternizada por Sissy Spacek é uma jovem introspectiva que possui poderes paranormais. Diante da maturidade recém-chegada em seu corpo, energias que antes já fluíam se precipitam à superfície violentamente. De quebra, uma das mães mais castradores do cinema se encontra nessa obra-prima. Assista ao filme no Telecine.
Cemitério Maldito (1989)
De novo Stephen King na área, minha gente. Este filme é uma das trocentas (perdemos a conta, sinceramente) adaptações de livros do autor ao cinema. Uma família recém-chegada a uma casa que apenas perde em morbidez para o cemitério de mascotes que fica bem ao lado. Mortos começam a voltar das tumbas e o bicho fica realmente pesado para os novatos. De quebra, a contagiante canção-tema entoada pelo Ramones. Assista ao filme no Telecine.
A Bruxa de Blair (1999)
Quando este filme estreou no circuito, a seara do found footage – imagens “encontradas” – era bastante incipiente. Mas, o filme que lucrou muitas vezes o ínfimo investimento de sua produção popularizou essa dramatização do que é aparentemente factual. Tanto que atualmente estamos meio saturados desse filão. Por isso mesmo, retornar a esse exemplar acaba se tornando um exercício essencial. Porém, haja coragem. Assista ao filme no Telecine.
Extermínio (2002)
Antes mesmo de The Walking Dead (2010-) engatilhar a renovação do interesse pelos zumbis, esses mortos-vivos que vagam atraídos pelo cheiro da ainda viva carne humana já acenavam vigorosamente neste filme. E ele ainda tem a capacidade de utilizar quase todos os elementos do cânone sem deixar um gosto rançoso de comida requentada nas nossas bocas. Uma correria louca, gente querendo sobreviver. Baita experiência. Assista ao filme no Telecine.
Madrugada dos Mortos (2004)
Não adianta. Muita gente já pegou um ranço danado de Zack Snyder, com suas câmeras lentas e tiques bastante reconhecíveis. Mas, antes de virar o Sr. DC, ele completou com louvou a tarefa de reimaginar o filme homônimo de George A. Romero lançado em 1978. Um bando de zumbis cerca um shopping center onde vários personagens precisam conviver e sobreviver. É morto-vivo para todos os lados e muita tensão. Assista ao filme no Telecine.
Boa noite, Mamãe (2014)
Nem só de produções norte-americanas vive a nossa seleção Haloween dos filmes disponíveis no Telecine. Este exemplar vem direto da Áustria com uma enorme capacidade de deixar a gente aflito. Isolados, dois gêmeos e sua mãe recém-chegada de um procedimento estético convivem em meio a dúvidas sobre identidade, natural e sobrenatural. Quando a gente pensa que já sacou tudo, uma rasteira surpreende. Assista ao filme no Telecine.
Corrente do Mal (2014)
Esse é daquele tipo: só quem viveu sabe. Depois do longa dirigido por David Robert Mitchell, muita gente começou a falar de pós-horror, tamanho o seu impacto. A trama mostra uma entidade potencialmente maligna sexualmente transmissível. Isso mesmo. O capiroto cola em você se transar com o assombrado da vez. E dá-lhe cagaços, aparições surgindo vagarosamente, gente se borrando de medo e a atmosfera punk. Assista ao filme no Telecine.
Casamento Sangrento (2019)
Para não falar que evitamos a menção de títulos mais recentes, encerramos esta lista com uma coprodução Estados Unidos/Canadá. Depois de consumar o sonho do casamento, a protagonista vai à casa de campo do marido para passar a noite com os sogros, mas a inicialmente idílica lua de mel se torna uma luta pela sobrevivência. Pensando que ia começar a vida de seus sonhos, ela se depara com a angústia e a morte. Assista ao filme no Telecine.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Framboesas de Ouro :: Dá pra levar a sério? Quais vencedores do Oscar já estiveram entre os piores? - 22 de janeiro de 2025
- A Forja: O Poder da Transformação - 22 de janeiro de 2025
- Framboesas de Ouro 2025 :: Coringa, Megalópolis e Madame Teia são indicados ao “prêmio” dos piores de Hollywood - 22 de janeiro de 2025
Deixe um comentário