Telecine :: Papo Indica 10 filmes preferidos dos famosos

Publicado por
Marcelo Müller

Você que curte cinema deve se perguntar em vários momentos: de que tipos de filmes os meus ídolos gostam? Pois, o Telecine vai nos ajudar a sanar essas dúvidas. O hub convidou 41 celebridades para compor a cinelist Famosos Indicam, que ficará ativa no streaming até o dia 31 de dezembro – mas os filmes continuarão disponíveis depois disso, então inclua eles na sua lista de prioridades, sem medo. Cada celebridade fez sua própria curadoria, assim formando uma seleção bastante ampla quanto a gêneros, nacionalidades e abordagens. Entre os escolhidos estão atores, cantores, compositores, influenciadores, enfim, o grupo é heterogêneo e diverso. Nós, do Papo de Cinema, escolhemos dez dessas personalidades e um filme indicado por cada uma delas. Foi um trabalho difícil, não vamos negar, exatamente pela qualidade dos recortes individuais. Então, fique com esse Papo Indica os 10 filmes preferidos dos famosos, uma exclusividade do streaming do Telecine. Ah, lembrando que novos usuários podem acessar por 30 dias gratuitos o mais completo catálogo do pais. Vai perder?

 

Wesley Safadão
E.T: O Extraterrestre (1982)
Cantor de enorme sucesso, o Safadão foi logo na jugular da infância/adolescência de muita gente e escolheu, entre outras produções, um dos principais filmes norte-americanos dos anos 1980, daqueles que se encarrega de evitar qualquer dúvida a respeito do talento maiúsculo de seu diretor Steven Spielberg. Na trama, um ser de outro planeta se pega perdido na Terra e acaba fazendo amizade com um menino vivendo momentos familiares conturbados após o divórcio dos pais. Difícil não se emocionar com essa amizade. Assista ao filme no Telecine.

 

Marcelo D2
Os Intocáveis (1987)
O que dizer das escolhas de Marcelo D2, artista que a gente conhece a admira pacas? Difícil privilegiar apenas um título entre tantos bons selecionados pelo cantor/compositor, mas vamos de Brian De Palma, aliás, de um dos melhores trabalhos do cineasta norte-americano. Escrito por David Mamet, o longa-metragem mostra a cruzada de um time de policiais lutando contra a criminalidade e a corrupção do Sistema. Uma lindeza, certamente figurando no panteão dos pontos máximos dos anos 1980. D2 sabe das coisas. Assista ao filme no Telecine.

 

Dilsinho
Titanic
(1997)
Dono dos hits Péssimo Negócio e Refém, o cantor foi lá nos anos 1990 buscar um filme que já entrou com louvor para a história do cinema. James Cameron fez um espetáculo pirotécnico e romântico com gosto de Hollywood antiga, colocando uma paixão proibida no centro de uma tragédia histórica iminente. Um sujeito pobre se apaixona por uma jovem rica prestes a contrair matrimônio por conveniência com um homem odioso. Embalados por Céline Dion, Jack e Rose vivem esse elo intensamente, fadado a acabar. Assista ao filme no Telecine.

 

Marcus Majella
Tudo Sobre Minha Mãe (1999)
O comediante amplamente conhecido por seus papeis hilários, na internet, nos cinemas, na televisão e no teatro, escolheu uma das obras mais emblemáticas do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. A trama parte da morte precoce de um jovem e da jornada de sua mãe para encontrar o pai do garoto a fim de informa-lo da fatalidade. Na medida em que se aproxima do sujeito, essa mulher, num processo duríssimo de luto, vai se reconectar com a própria juventude e será levada a ajudar alguém vulnerável. Assista ao filme no Telecine.

 

Bianca Andrade
As Branquelas (2004)
Também conhecida como Boca Rosa, a influenciadora digital de grande sucesso mandou ver na indicação de um filme bastante querido de um monte de gente, tanto que figura em várias seleções dessa cinelist Famosos Indicam. Dirigido e escrito por Keenen Ivory Wayans, o filme mostra dois policiais negros levados a se disfarçar de mulheres brancas para executar uma missão para o FBI. O filme já valeria pela cena de Terry Crews cantarolando A Thousand Miles, sucesso na voz de Vanessa Carlton. Assista ao filme no Telecine.

 

Silvero Pereira
Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Eternizado nas telonas como o Lunga de Bacurau (2019) – filme, aliás, que figura em vários recortes dessa cinelist – o ator cearense colocou entre seus eleitos esse longa que chegou abalando na temporada 2018 de premiações. A história do amor entre dois homens, vista pela perspectiva do mais jovem, enquanto ambos passam o verão num cenário idílico na Itália e conversam sobre a natureza insondável da beleza e os mistérios do desejo. De quebra, a lindíssima trilha sonora assinada pelo músico Sufjan Stevens. Assista ao filme no Telecine.

 

Sergio Malheiros
Cidade de Deus (2002)
O ator mandou bem demais ao apontar um dos nossos principais filmes pós-Retomada como essencial. Um mosaico feito de pequenas histórias interligadas e interdependentes numa das comunidades mais agitadas e violentas do Rio de Janeiro. Com personagens carismáticos e um ritmo que conquistou o mundo, o filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund se tornou referência internacional. Experimente perguntar para um estrangeiro qual o filme brasileiro que ele conhece. Vamos chutar: 7 em 10 mencionarão este. Assista ao filme no Telecine.

 

Anavitória
Pequena Miss Sunshine (2006)
A dupla Anavitória tem uma relação estreita com o cinema, tanto que já protagonizou (muito bem, por sinal) o longa-metragem Ana e Vitória (2018). Dentre as produções por ela escolhidas à cinelist Famosos Indicam, está esta verdadeira pérola do cinema independente norte-americano. Se trata de um típico filme de família disfuncional, mas com uma graciosidade que não se vê todo dia. Um elenco que mistura nomes para lá de conhecidos e alguns novatos posteriormente em ascensão em Hollywood é outro dado vital. Assista ao filme no Telecine.

 

Gustavo Mioto
007: Operação Skyfall (2012)
Há quem diga que o sertanejo colocou, entre os filmes da sua lista, o melhor da saga 007 James Bond. Dirigido por Sam Mendes, é um exemplar que estabelece uma ponte sólida entre passado e presente, com várias piscadelas aos fãs inveterados do agente secreto mais famoso famoso das telonas e uma discussão implícita sobre os efeitos da passagem do tempo. Um retorno ao ontem para compreender como se aprontar ao amanhã. Uma belezura de filme com ação, drama, pancadaria e reflexão na mesma medida. Assista ao filme no Telecine.

 

Criolo
Que Horas Ela Volta? (2015)
Criolo também já deu as suas “cacetadas” no cinema, acumulando vários créditos como ator e compositor de trilha sonora. Dentre seus filmes eleitos, destacamos esse brasileiro que alcançou sucesso internacional antes de desembarcar com semelhante força em território brasileiro. A personagem de Regina Casé representa um Brasil prestes a entregar o bastão a uma nova geração, em princípio desconfiada diante dos novos tempos, mas sábia suficiente para entender quais lições que a garotada pode ensinar a todos. Assista ao filme no Telecine

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.