Telecine :: Papo indica 3 filmes sobre negritude

Publicado por
Marcelo Müller

A luta antirracista é uma das bandeiras em maior evidência nos dias atuais. Há todo um movimento na indústria do cinema para que as premiações tenham maior contingente das etnias minorizadas (além da negra, a asiática, a latina, a médio-oriental, em suma, as que fogem ao modelo eurocêntrico). Além disso, cresce um clamor por mais realizadores, produtores, em suma, por criativos e tomadores de decisão negros. Pensando nisso, nós do Papo de Cinema decidimos enfatizar três filmes que chegaram recentemente ao streaming do Telecine com exclusividade e que, à sua maneira, tocam no sensível tema do racismo e do empoderamento da comunidade negra. Confiram!

 

Desculpe Te Incomodar (2018)
Esta comédia satírica de ficção científica nasceu com vocação para ser um novo clássico. Muitos já compararam o longa-metragem de estreia do cineasta Boots Riley com as celebradas produções assinadas pelo francês Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, 2004), o que certamente é bastante plausível, especialmente quanto à inventividade visual. Há quem diga que Desculpe te Incomodar, lançado com exclusividade no Telecine, é o grande injustiçado entre os postulantes a prêmios na temporada 2019. E nós não temos como concordar mais. Na trama, um rapaz arremessado no insuspeitamente competitivo mercado do telemarketing. Jovem negro, ele descobre que fazer uma voz de branco (isso mesmo) é um diferencial competitivo e tanto. Um filmaço sobre as relações de trabalho e os preconceitos raciais como usuais nas nossas sociedades. No elenco estão LaKeith Stanfield, Tessa Thompson e Danny Glover. Assista ao filme exclusivamente no Telecine.  

 

Harriet (2019)
Outro lançamento do Telecine que discute ferrenhamente o preconceito racial é este estrelado por Cynthia Erivo (indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel). Se trata de uma cinebiografia recheada daqueles episódios tão fantásticos de coragem e resistência que se não factuais poderiam ser tachados de inverossímeis. O filme conta a vida de Harriet Tubman, nascida como propriedade de um fazendeiro do sul dos EUA, adiante transformada, por ações e forças, numa abolicionista de atuação decisiva nos momentos que antecederam a anulação do perverso direito branco à exploração dos negros. Temos no enredo a reconstituição da trajetória dessa mulher que sofreu o pão que o diabo amassou como escravizada numa fazenda tradicional, adiante empreendedora de uma viagem interestadual espetacular para escapar de sua sina. Depois disso, essa personalidade histórica ainda se manteve firme no objetivo de resgatar a própria família. Nessa busca, Harriet se tornou a mulher que ajudou a construir o caminho de liberdade de centenas de pessoas. Uma trajetória inspiradora.  Assista ao filme exclusivamente no Telecine.  

 

As Ondas (2019)
A terceira dessas produções disponíveis com exclusividade no hub do Telecine foi indicada ao Independent Spirit 2020 na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Taylor Russell). Isso, além e participar de inúmeros outros eventos mundo afora. Ela mostra o jovem Tyler, talentoso competidor de luta greco-romana, prestes a receber uma bolsa que poderia encaminhar sua vida adulta confortavelmente. Os personagens parecem viver o seu estágio de maior felicidade no começo de As Ondas, mas, como diante de um castelo de cartas, testemunhamos o protagonista vivendo uma derrocada, a verdadeira demolição de seus sonhos de felicidade. Especialmente a segunda metade do longa é focada numa trajetória de sofrimentos sintomáticos, com as questões raciais sendo pontuadas ao longo do enredo. Pressões para ser bem-sucedido, tensões que se acumulam onde aparentemente há apenas alegria, e, quando menos se espera, a realidade contamina o sonho. Assista ao filme exclusivamente no Telecine.  

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.