Telecine :: Papo indica 5 Comédias Brasileiras

Publicado por
Marcelo Müller

A comédia é uma verdadeira instituição brasileira. E não poderia ser diferente quanto ao cinema. Das Chanchadas que promoveram uma ligação estreita do público com os nossos filmes entre os anos 1930 e 1960, passando pelas picardias eróticas das Pornochanchadas, chegando a diversos outros momentos de histórica cinematográfica da terra brazilis, fazer graça sempre esteve presente no horizonte da produção nacional. Para celebrar a recente estreia exclusiva de De Perto Ela Não é Normal (2020) diretamente no streaming do Telecine, resolvemos fazer uma jornada pelo vastíssimo catálogo da empresa e eleger cinco comédias brasileiras para indicar a vocês. E, alto lá quem pensa que esse gênero é destinado pura e simplesmente ao escapismo. Há comédias que, em meio a gracejos e demais expedientes, falam também de grupos específicos, aludem a realocação da mulher na sociedade contemporânea, brincam com as relações afetuosas entre mães e filhos, isso sem contar as homenagens ao próprio cinema. Sem mais delongas, confira cinco comédias brasileiras que o Papo de Cinema indica para celebrar a estreia exclusiva de De Perto Ela Não é Normal no Telecine. Garantia de boas risadas e, às vezes, de algo a mais.

 

De Pernas para o Ar (2010)
Justamente por conta de nossas dificuldades de produção em cadeia, são raras as trilogias no cinema brasileiro. Mas, o sucesso deste filme estrelado por Ingrid Guimarães foi tanto – mais de 3,5 milhões de ingressos vendidos em 2010 – que abriu espaço a duas sequências igualmente bem-sucedidas comercialmente. A trama é protagonizada por uma mulher que compreende o trabalho como algo central na sua vida. Ela muda radicalmente de rotina quando se associa à vizinha dona de uma pequena sex shop. Ingrid tem a companhia de Maria Paula, Bruno Garcia, Denise Weinberg e Antonio Pedro em cena. Assista ao filme no Telecine.

Cine Holliúdy (2012)
Uma das grandes surpresas de 2012, este filme de Halder Gomes fez tanto sucesso, mas tanto, que rendeu, além de uma sequência, a homônima série de televisão produzida e veiculada na TV Globo. O lançamento setorizado – primeiro no Nordeste, depois no restante do país – provocou um burburinho equivalente apenas ao fato do filme ser todo falado em cearensês, com direito a legendas em português para que os demais espectadores do Brasil pudessem compreender esse quase dialeto dominante no Ceará. A trama mostra um romântico apaixonado pelo cinema diante dos novos tempos desafiadores. Assista ao filme no Telecine.

 

Divórcio (2017)
No elenco dessa comédia estão figurinhas carimbadas, como Camila Morgado, Murilo Benício e Luciana Paes. A trama gira em torno do casal que enriquece por conta de uma deliciosa receita de molho de tomate. Com o passar dos anos, o conforto e o excesso de dinheiro acabam os separando. Uma inteligente e espirituosa aventura por “uma cena sertaneja feita de pessoas endinheiradas e inclinação ao kitsch”, conforme consta em nossa crítica sobre o filme. De quebra, toca uma versão pauleira de Evidências, música feita hino na voz da dupla Chitãozinho e Xororó, mas aqui interpretada por Paula Fernandes. Assista ao filme no Telecine.

 

Os Farofeiros (2018)
Quem aí não é adepto de uma boa farofada diante da possibilidade de passar um dia na praia, no campo ou em qualquer outro lugar em que a bagunça é bem-vinda? Nessa comédia de cascar o bico, quatro colegas de trabalho decidem aproveitar o feriado num paraíso, mas acabam se deparando com um refúgio caindo aos pedaços. Embora os protagonistas sejam vividos por Antônio Fragoso e Danielle Winits, Maurício ManfriniCacau Protásio roubam a cena com seus tipos hilários dentro de uma lógica “entrei de gaiato”. Sabem as tramas em que uma confusão vai desembocando em outra e assim por diante? Assista ao filme no Telecine.

Minha Mãe é uma Peça 3 (2019)
Começamos esta lista com a pedra fundamental de uma trilogia de sucesso e vamos encerra-la com a parte derradeira de outra. Mesmo tendo apenas aparições esporádicas na TV aberta, Paulo Gustavo se tornou um fenômeno de popularidade, em parte graças à Dona Hermínia, personagem que na terceira adaptação da peça homônima aos cinemas enfrenta o temível envelhecimento. O êxito foi tamanho que o filme arrastou mais de 11 milhões de pessoas aos cinemas. Isso mesmo. Indício fortíssimo de que nosso povo gosta de comédia, especialmente aquelas que tem qualidades suficientes para nos identificarmos.  Assista ao filme no Telecine.

Vale lembrar que o streaming do Telecine oferece 30 dias grátis para novos assinantes.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)