20220525 e mail design

Um dos canais mais eficazes de marketing ainda é o e-mail. Mesmo comparando as formas modernas de marketing digital, como as redes sociais, ainda assim o e-mail tem o maior retorno sobre investimento (ROI). Na realidade, o e-mail pode gerar USD 42 de retorno para cada USD 1 investido. Inclusive, um número considerável de pessoas está assinando boletins informativos e e-mails afiliados a empresas. É o momento ideal para chamar a atenção do seu público com designs de e-mail atraentes. Veja as sete tendências de design para este ano e aproveite suas campanhas de e-mail marketing!

7 tendências de design de e-mail para conferir em 2022

1. Utilize imagens e vídeos de maneira estratégica

Vídeos, animações e outras mídias estão em alta no e-mail marketing neste ano. É necessário ser estratégico quanto à integração desses tipos de conteúdo. Ao criar sua campanha de e-mail, faça algumas perguntas antes:

  1. Sua oferta é mais adequada para mídia personalizada ou banco de imagem? Por exemplo, se você trabalha com venda de roupas, certamente pretende exibir imagens de clientes usando seus produtos ou até mesmo incluir conteúdo feito pelo usuário, como avaliações em vídeo de consumidores satisfeitos mostrando seus itens. Em contrapartida, se você fornece um serviço que não está baseado em imagens personalizadas, você pode comprar ilustrações em sites como https://br.depositphotos.com/ para deixar seus e-mails mais atraentes.
  2. Como os arquivos maiores irão afetar seus envios e layout no e-mail? Arquivos de imagem e vídeo podem ser grandes e acabar afetando as taxas de entrega do e-mail. Pense em compactar seus arquivos e incluir somente um ou dois, no máximo, por e-mail. Lembre-se de optar por arquivos como .jpg e .png que são menos propensos a serem ignorados por um cliente.
  3. Os conteúdos novos tornarão seus e-mails menos acessíveis? Não se esqueça de que imagens e vídeos devem possuir opções para usuários com deficiência visual, surdos e deficientes auditivos, assim como seu site também deveria. Por exemplo, você pode usar tags ALT em qualquer rich media, deixando as coisas mais compreensíveis para as pessoas que usam leitores de tela.

2. Personalize

Existem dois pontos focais para personalização de e-mail: o conteúdo e os destinatários. Ambos são de extrema importância na elaboração de campanhas eficazes de e-mail marketing. Confira as estatísticas:

  • Estudos apontam que e-mails com assuntos personalizados possuem 26% mais chances de serem abertos. Se deseja incluir um banner promocional no e-mail, poderá utilizar o nome do destinatário. Por exemplo: em vez de apenas dar um código de desconto, o banner personalizado ficará: “Aqui está um cupom para você, <Nome>”. Usar o nome do destinatário sempre que possível é sempre uma boa estratégia – seja no assunto ou no corpo do e-mail.
  • Os profissionais de marketing relatam que as campanhas segmentadas aumentam o lucro em 760%. Você pode segmentar seus contatos por área geográfica e oferecer descontos locais ou dicas e eventos específicos da região. Além disso, os e-mails com segmentação comportamental são úteis porque os destinatários recebem apenas o e-mail relevante para eles.

Por exemplo: configure e-mails automatizados para serem enviados sempre que os clientes deixarem algo no carrinho de compras on-line. Esse tipo de personalização evita que seus clientes recebam apenas e-mails irrelevantes.

3. Interaja

O rich media é mais envolvente do que mensagens em texto, nada pode superar o conteúdo interativo para envolver o público. Estudos mostram que a interatividade aumenta as taxas de clique em 73%, e é por esse motivo que este ano está havendo um aumento do conteúdo de e-mail onde os usuários podem participar. E-mails interativos permitem que os usuários cliquem e passem o mouse sobre o conteúdo para obterem resultados específicos, ou seja, permitem que o público interaja com o conteúdo. Por exemplo, você pode inserir menus suspensos no próprio e-mail para exibir produtos, assim como faria em uma página de produto de um site. Outra opção é incluir links no e-mail, permitindo que o destinatário participe de um quiz, uma enquete ou um jogo. Essas interações maximizam cada clique e visualização, fazendo com que as pessoas visualizem seu conteúdo por mais tempo.

4. Otimize para dispositivos móveis

Levando em consideração as tendências de design de e-mail, é super importante garantir que seus e-mails sejam compatíveis com qualquer dispositivo móvel. Lembre-se que mais da metade do tráfego da web vem de dispositivos móveis. Sendo assim, é seguro dizer que, normalmente, os usuários de e-mail consultam suas caixas de entrada em seus telefones. Isso pode se tornar um desafio para o design de e-mail, pois as telas de celulares e tablets são menores comparadas às de laptop ou desktop. O que pode ser perfeito em uma tela maior pode parecer confuso no celular, e consequentemente fazer com que os seus e-mails pareçam pouco profissionais. Em contrapartida, esse é um bom modo de fazer as pessoas ignorarem ou cancelarem a assinatura de seus e-mails. Tendo isso em mente, você deve projetar pensando nos dispositivos móveis. Cada objeto deve ser dimensionado dinamicamente para ajustar-se ao tamanho da tela. Você também precisa tornar os e-mails mais intuitivos com espaçamentos visualmente agradáveis entre os textos e as imagens. Inclua botões grandes que sejam fáceis de ler e clicar.

5. Junte-se ao lado negro

Outra tendência que você precisa atentar-se é a crescente prevalência do modo escuro. Atualmente, muitos usuários configuram seus dispositivos para o modo escuro. Isso significa que aplicativos ou conteúdos com essa opção, automaticamente, aparecerão em tons escuros ou até mesmo em preto. Isso não é apenas mais confortável aos olhos, mas também faz parte de uma tendência de desenvolvimento web mais focada na estética retrô e temperamental.

6. Include testimonials

Para aumentar a confiança de seus clientes, os depoimentos – avaliações de clientes sobre a empresa e produtos – são histórias confiáveis que você pode incluir na sua campanha de e-mail marketing. Adicionar as histórias de sucesso de clientes em seus e-mails cria uma maior fidelidade e até atrai novos clientes. O importante é apresentar esses depoimentos naturalmente (e não de maneira forçada).

7. Simplifique

Apesar do e-mail interativo e integrado em vídeo ser atraente para vários clientes, o exagero de GIFs e cores pode acabar sobrecarregando-o. É por isso que e-mails relaxantes e minimalistas em tons de terra também são uma boa opção: são suaves e ajudam no envolvimento do cliente através de sua abordagem mais tranquila.

Por conta do seu efeito calmante, os e-mails com design minimalista possibilitam um maior compartilhamento de conteúdo com seus clientes. Para sua próxima campanha de e-mail marketing, pense em utilizar esse design e adicionar mais conteúdo para seus leitores. Um e-mail longo pode ajudar a aumentar a duração do envolvimento do cliente, o que pode consolidar a fidelidade do mesmo.

Conclusão

Estas são as tendências de design de e-mail mais influentes do ano. Em 2022, é de extrema importância manter os clientes engajados e fazer com que eles se sintam conectados às marcas, mesmo que não estejam lá presencialmente!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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