Um dos canais mais eficazes de marketing ainda é o e-mail. Mesmo comparando as formas modernas de marketing digital, como as redes sociais, ainda assim o e-mail tem o maior retorno sobre investimento (ROI). Na realidade, o e-mail pode gerar USD 42 de retorno para cada USD 1 investido. Inclusive, um número considerável de pessoas está assinando boletins informativos e e-mails afiliados a empresas. É o momento ideal para chamar a atenção do seu público com designs de e-mail atraentes. Veja as sete tendências de design para este ano e aproveite suas campanhas de e-mail marketing!
Vídeos, animações e outras mídias estão em alta no e-mail marketing neste ano. É necessário ser estratégico quanto à integração desses tipos de conteúdo. Ao criar sua campanha de e-mail, faça algumas perguntas antes:
Existem dois pontos focais para personalização de e-mail: o conteúdo e os destinatários. Ambos são de extrema importância na elaboração de campanhas eficazes de e-mail marketing. Confira as estatísticas:
Por exemplo: configure e-mails automatizados para serem enviados sempre que os clientes deixarem algo no carrinho de compras on-line. Esse tipo de personalização evita que seus clientes recebam apenas e-mails irrelevantes.
O rich media é mais envolvente do que mensagens em texto, nada pode superar o conteúdo interativo para envolver o público. Estudos mostram que a interatividade aumenta as taxas de clique em 73%, e é por esse motivo que este ano está havendo um aumento do conteúdo de e-mail onde os usuários podem participar. E-mails interativos permitem que os usuários cliquem e passem o mouse sobre o conteúdo para obterem resultados específicos, ou seja, permitem que o público interaja com o conteúdo. Por exemplo, você pode inserir menus suspensos no próprio e-mail para exibir produtos, assim como faria em uma página de produto de um site. Outra opção é incluir links no e-mail, permitindo que o destinatário participe de um quiz, uma enquete ou um jogo. Essas interações maximizam cada clique e visualização, fazendo com que as pessoas visualizem seu conteúdo por mais tempo.
Levando em consideração as tendências de design de e-mail, é super importante garantir que seus e-mails sejam compatíveis com qualquer dispositivo móvel. Lembre-se que mais da metade do tráfego da web vem de dispositivos móveis. Sendo assim, é seguro dizer que, normalmente, os usuários de e-mail consultam suas caixas de entrada em seus telefones. Isso pode se tornar um desafio para o design de e-mail, pois as telas de celulares e tablets são menores comparadas às de laptop ou desktop. O que pode ser perfeito em uma tela maior pode parecer confuso no celular, e consequentemente fazer com que os seus e-mails pareçam pouco profissionais. Em contrapartida, esse é um bom modo de fazer as pessoas ignorarem ou cancelarem a assinatura de seus e-mails. Tendo isso em mente, você deve projetar pensando nos dispositivos móveis. Cada objeto deve ser dimensionado dinamicamente para ajustar-se ao tamanho da tela. Você também precisa tornar os e-mails mais intuitivos com espaçamentos visualmente agradáveis entre os textos e as imagens. Inclua botões grandes que sejam fáceis de ler e clicar.
Outra tendência que você precisa atentar-se é a crescente prevalência do modo escuro. Atualmente, muitos usuários configuram seus dispositivos para o modo escuro. Isso significa que aplicativos ou conteúdos com essa opção, automaticamente, aparecerão em tons escuros ou até mesmo em preto. Isso não é apenas mais confortável aos olhos, mas também faz parte de uma tendência de desenvolvimento web mais focada na estética retrô e temperamental.
Para aumentar a confiança de seus clientes, os depoimentos – avaliações de clientes sobre a empresa e produtos – são histórias confiáveis que você pode incluir na sua campanha de e-mail marketing. Adicionar as histórias de sucesso de clientes em seus e-mails cria uma maior fidelidade e até atrai novos clientes. O importante é apresentar esses depoimentos naturalmente (e não de maneira forçada).
Apesar do e-mail interativo e integrado em vídeo ser atraente para vários clientes, o exagero de GIFs e cores pode acabar sobrecarregando-o. É por isso que e-mails relaxantes e minimalistas em tons de terra também são uma boa opção: são suaves e ajudam no envolvimento do cliente através de sua abordagem mais tranquila.
Por conta do seu efeito calmante, os e-mails com design minimalista possibilitam um maior compartilhamento de conteúdo com seus clientes. Para sua próxima campanha de e-mail marketing, pense em utilizar esse design e adicionar mais conteúdo para seus leitores. Um e-mail longo pode ajudar a aumentar a duração do envolvimento do cliente, o que pode consolidar a fidelidade do mesmo.
Estas são as tendências de design de e-mail mais influentes do ano. Em 2022, é de extrema importância manter os clientes engajados e fazer com que eles se sintam conectados às marcas, mesmo que não estejam lá presencialmente!