Terceira edição do Residência Base terá consultoria de roteirista argentina

Publicado por
Marcelo Müller

O Residência Base é um programa gratuito que estimula diálogos e trocas criativas entre roteiristas com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de trabalhos em curso e oportunizar vivências agregadoras a novos talentos. A ideia partiu de Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes, que participavam de dinâmicas desse tipo em âmbito internacional e sentiam falta de uma equivalente no Brasil. “Os principais diferenciais são: o deslocamento do participante do ambiente de sua casa e trabalho para uma imersão na natureza; a consultoria individual ao ar livre; a energia criativa que ronda a casa quando todos estão trabalhando em seus roteiros; e a convivência nos espaços comuns que levam ao diálogo e potencializam os projetos”, diz Esmir. Roteiristas selecionados permanecerão hospedados numa pousada no estado de São Paulo, de 19 a 25 de setembro, imersos em conversas com colegas e tendo consultorias especializadas. Os protocolos contra a Covd-19 serão rigidamente seguidos.

LEIA MAIS
Venda da MGM coloca James Bond em risco? É o que teme um dos roteiristas da saga
Música para Morrer de Amor :: Livro traz roteiro do filme e texto da peça teatral
Cabíria Prêmio de Roteiro 2021 amplia categorias e abre inscrições

A consultora desta que é a terceira edição da Residência Base é a roteirista argentina Josefina Trotta, de Meu nome é Bagdá (2019), O Livro dos Prazeres (2019) e da série Manhãs de Setembro (2021-). As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 06. Roteiristas interessados poderão submeter seus projetos diretamente pelo site www.residenciabase.com, sendo para isso necessário preencher uma ficha e enviar um argumento de longa-metragem de 5 (cinco) a 8 (oito) páginas. A comissão julgadora selecionará projetos para a segunda fase, a das entrevistas, e dela sairão os cinco escolhidos. A primeira edição da Residência Base aconteceu em 2013 e a segunda em 2019, ocasião em que recebeu 300 inscrições.

Esmir Filho, um dos idealizadores do projeto.
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.