20200727 terry gilliam papo de cinema 800

Terry Gilliam é um diretor persistente. Ele tem sido associado a algumas das produções mais turbulentas do cinema recente: O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus (2009) já tinha filmado mais da metade das cenas quando o ator principal, Heath Ledger, faleceu, obrigando o cineasta a concluir o projeto com dois outros atores assumindo o personagem. O resultado foi uma recepção morna por parte de crítica e público.

O Homem que Matou Dom Quixote (2018) demorou mais de quinze anos para ser concluído, entre troca de atores, brigas na filmagem, problemas de financiamento etc. O projeto, pouco apreciado durante o lançamento, se tornou mais famoso pelos incidentes nos bastidores do que pelo resultado em tela. Mesmo O Teorema Zero (2013) desagradou pela mistura muito particular de fantasia e realismo.

LEIA MAIS
Terry Gilliam diz que filmes de super-heróis são chatos, mas cita exceção
Encontrados três roteiros inéditos de Stanley Kubrick
God Fearing Man :: Minissérie será baseada em roteiro inédito de Stanley Kubrick

 

20200727 terry gilliam papo de cinema 1200
Terry Gilliam

 

Mesmo assim, Gilliam tem vários projetos em mente para os próximos anos. Além do roteiro de Fisher King, já concluído, o cineasta revelou que tinha um projeto quase pronto, interrompido pela quarentena: “Eu ia fazer um filme originalmente baseado numa ideia de Stanley Kubrick. Já tinha um roteiro e um elenco, mas o isolamento social arruinou tudo”.

Inicialmente, acreditou-se que o projeto secreto se trataria da sequência de Dr. Fantástico (1964), concebida por Kubrick especialmente para Gilliam dirigir. Curiosamente, este último apenas descobriu o “presente” após o falecimento do diretor de O Iluminado (1980). O roteiro é intitulado Son of Strangelove. No entanto, o estudioso Filippo Ulivieri revelou nesta segunda-feira que o filme seria a adaptação do conto Lunatic at Large, que Kubrick escreveu em 1956 e pensou em adaptar, antes de abandonar a ideia em 1962.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *