Se você tem acompanhado as notícias referentes à pandemia de Covid-19, já deve saber que um dos maiores problemas enfrentados pelo Brasil neste momento se encontra no número limitado de testes: sem uma testagem ampla, não sabemos ao certo quantas pessoas estão infectadas. Assim, as cidades e Estados não podem prever exatamente a quantidade de leitos, respiradores e outros itens necessários para ajudar os doentes.
Por isso, os artistas estão tomando iniciativas que vão além da produção de filmes e séries. A Casa de Cinema de Porto Alegre, criada em 1987 e mantida por Jorge Furtado, Ana Luíza Azevedo, Giba Assis Brasil e Nora Goulart, lançou a campanha +Testes para estimular as doações a hospitais em São Paulo (o programa USP Vida), no Rio de Janeiro (para o Laboratório de Virologia Molecular da UERJ), e no Rio Grande do Sul (para o laboratório do ICBS).
LEIA MAIS
Eryk Rocha :: “O coronavírus está afetando nossa relação com o mundo”
Atriz de Tubarão, Lee Fierro morre aos 91 anos após contrair o coronavírus
“Fique em casa, porra” :: Samuel L. Jackson lê poema infantil sobre coronavírus
O vídeo conta com grandes nomes da música, do cinema e das artes em geral. A canção “Canto do Povo de um Lugar”, de Caetano Veloso é interpretada pelo próprio cantor, além de Fernando Alves Pinto, Fernanda Torres, Matheus Nachtergaele, Jorge Furtado, Bruno Garcia, entre outros. A locução é de Fernanda Montenegro – e qualquer cinéfilo que já tenha visto Central do Brasil (1998) e A Vida Invisível (2019) conhece o potencial da atriz em emocionar o público com a leitura de cartas.
Jonas Rubert efetuou a montagem dos registros dos artistas em suas casas, enquanto Kiko Ferraz cuidou da mixagem de som e Maurício Nader preparou o arranjo base para a música. Assista ao vídeo abaixo, e participe da campanha!