Wes Anderson tem se tornado um dos diretores de traço autoral mais marcante, e também mais facilmente parodiado, no cinema recente. Os tons pastéis, os enquadramentos simétricos com movimentos bruscos de câmera, os atores de expressão neutra em momentos catárticos são algumas das marcas do cineasta indie cujos filmes têm estabelecido uma ponte interessante entre o cinema de festivais e as produções de apelo popular.
Em sua nova produção, The French Dispatch (2020), ele traz uma coletânea de histórias independentes situadas na França do século XX, tendo como foco o jornal mencionado pelo título. No elenco, ele traz grandes nomes do cinema francês e belga (Léa Seydoux, Mathieu Amalric, Cécile de France, Denis Ménochet) ao lado de um elenco de língua inglesa invejável, incluindo Tilda Swinton, Benicio Del Toro, Bill Murray, Saoirse Ronan, Elisabeth Moss, Timothée Chalamet, Edward Norton, Willem Dafoe, Christoph Waltz, Adrien Brody, Owen Wilson, Anjelica Huston, Frances McDormand e Jeffrey Wright.
LEIA MAIS
5+1 :: Wes Anderson
Próximo filme de Wes Anderson será um musical
Divulgadas as primeiras imagens do filme de Tilda Swinton com Apichatpong Weerasethakul
Conhecido por trabalhar com muitas referências do cinema clássico, o diretor pediu a todo o seu elenco e seus colegas da equipe técnica para lerem diversos livros e revistas e artigos de jornal, além de assistirem a cinco filmes considerados exemplares para The French Dispatch em termos de tom e conteúdo. De acordo com o diretor de fotografia Robert Yeoman, o elenco precisou assistir a:
Não surpreende que as escolhas venham do cinema clássico francês, no entanto é curioso que, ao lado de dois clássicos da Nouvelle Vague, existam três escolhas pré-vanguarda, muito mais focadas no cinema noir e de gênero. O trailer de The French Dispatch parecia mais solar e engraçado do que estas referências bastante sérias, mas quem sabe o resultado guarde algumas surpresas para o espectador.
O filme era um dos principais candidatos à seleção 2020 do Festival de Cannes, previsto inicialmente para o mês de maio. No entanto, com o adiamento do evento devido ao coronavírus, não se sabe se Wes Anderson esperará pelas novas datas do evento, ou se manterá a data de lançamento comercial anunciada para 24 de julho nos Estados Unidos e Europa.