20221024 tim burton 800

Apesar de ter começado sua carreira em 1971, foi apenas no início dos anos 1980 que o cineasta Tim Burton começou a ganhar reconhecimento em Hollywood. Na época, Burton dirigiu os elogiados curtas Vincent (1982) e Frankenweenie (1984), ambos sob o guarda-chuva da Disney. Nos anos seguintes, considerado “sombrio” demais para o mundo mágico do Mickey, ele foi demitido e recontratado algumas vezes pela empresa. Mas ao ganhar fama como realizador, esteve por trás de títulos de sucesso do estúdio, como Edward Mãos de Tesoura (1990) e Alice no País das Maravilhas (2010). Entretanto, agora, essas colaborações parecem ter chegado ao fim.

LEIA MAIS
Corra que a Polícia vem Aí :: Liam Neeson negocia para protagonizar remake
Documentário sobre apoio à pessoas com deficiência começa a ser filmado em Curitiba
A Haunting in Venice :: Kenneth Branagh retornará como Poirot em nova adaptação de Agatha Christie

Isso porque Tim revelou – em coletiva de imprensa durante o Lumière Film Festival 2022, na França, onde recebeu o prêmio honorário Prix Lumière – que o live-action de Dumbo, lançado em 2019, muito provavelmente será seu “último projeto com a Disney”. Em sua opinião, o foco nas franquias Marvel e Star Wars, bem como os filmes da Pixar, “não dão mais espaço para que coisas novas possam ser criadas”. “Eu era Dumbo e estava trabalhando num grande circo horrível e precisava fugir. Esse filme é bastante autobiográfico em um certo nível”, afirmou ele.

ESPECIAL
5+1 :: Tim Burton

Ele ainda acrescentou que não fará um filme da Marvel, mesmo já tendo dirigido Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992), da DC. “Só posso lidar com um universo, não sou capaz de lidar com um multiverso”. Ademais, o indicado a dois Oscars despistou sobre o desenvolvimento de obras independentes. “Não sei, só trabalhei principalmente com estúdios, então nunca entendi o que era um filme independente de verdade”, finalizou.

20221024 tim burton 999
Burton com o prêmio honorário Prix Lumière no Lumière Film Festival 2022.

Vale lembrar que a próxima empreitada em que o diretor está envolvido é Wandinha (2022), que estreia na Netflix em 23 de novembro. Na série, derivada da saga Família Addams, Burton atuará como diretor e produtor. Ficou curioso? CLIQUE AQUI e saiba mais.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *