Tito e os Pássaros, animação dirigida por Gustavo Steinberg, Gabriel Bittar e André Catoto, com base no argumento de Eduardo Benaim, é o representante brasileiro na mostra competitiva de longas-metragens do Festival de Annecy, que acontece na França entre os dias 11 e 16 de junho. Na trama, Tito é um menino de dez anos que tenta combater uma epidemia de pânico que contagiou a megalópole. São Paulo é retratada em tons impressionistas e o surto geral é uma alegoria da neurose coletiva que nos aplaca em tempos tão alarmados quanto os atuais.
A ideia surgiu de uma pesquisa que Eduardo Benaim fez sobre o círculo vicioso entre a cultura do medo, a segregação social e a indústria de segurança. Essa pesquisa também gerou o documentário Violência S.A. (2005), que expõe as contradições desses temas no cotidiano da classe-média. Confira o trailer de Tito e os Pássaros:
O Festival de Annecy deste ano é especial, justamente porque o Brasil é o país homenageado. Além de contar com oito obras brasileiras, entre curtas-metragens, séries de TV, obras publicitárias e Tito e os Pássaros na competitiva de longas, o evento terá ainda palestrantes brazucas e uma exposição organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, em parceria com o Ministério da Cultura, para destacar a história da animação do Brasil.
(Fonte: Redação PdC)