20230313 topol papo de cinema 800

Com quatro décadas dedicadas à atuação, o ator Chaim Topol faleceu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo presidente de Israel, Isaac Herzog, na manhã da última quinta-feira, 09. O ator, nascido na cidade de Tel Aviv, em 1935, durante o Mandato Britânico da Palestina, ficou conhecido a nível mundial por ter estrelado o drama musical Um Violinista no Telhado (1971), que lhe rendeu fama mundial. Topol sofria da doença de Alzheimer. Nas palavras de Herzog, Chaim é “um dos gigantes da cultura israelense”.

LEIA MAIS
Antônio Pedro, ícone da TV e do cinema brasileiros, morre aos 82 anos
Tom Sizemore, astro de O Resgate do Soldado Ryan, morre aos 61 anos
Atriz Raquel Welch, vencedora do Globo de Ouro, morre aos 82 anos

Chaim Topol começou a carreira em peças amadoras, enquanto servia no Exército de Israel. Depois de criar sua própria trupe teatral, começou a participar de filmes nos anos 1960. O primeiro sucesso internacional em que trabalhou foi Sallah Shabati (1964), longa israelense indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e que lhe garantiu o Globo de Ouro de Ator Revelação. O auge de sua carreira ocorreu no início dos anos 1970, quando estrelou o hollywoodiano Um Violinista no Telhado (1971). Pela trama, em que interpreta o camponês judeu Tevye, que enfrenta uma Rússia pré-revolucionária de sentimento anti-semita crescente, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1972.

20230313 topol papo de cinema 999

Topol ainda se destacaria em anos seguintes por estrelar os populares Flash Gordon (1980) e 007: Somente Para Seus Olhos (1981). Entretanto, nunca mais obteve a mesma fama e regularidade de trabalho no cinema, cessando suas atividades em 1998, ano em que estrelou o longa Amor e Dor e o curta Time Elevator.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]
avatar

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *