Categorias: CelebridadesNotícias

Topol, ator indicado ao Oscar, morre aos 87 anos

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Com quatro décadas dedicadas à atuação, o ator Chaim Topol faleceu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo presidente de Israel, Isaac Herzog, na manhã da última quinta-feira, 09. O ator, nascido na cidade de Tel Aviv, em 1935, durante o Mandato Britânico da Palestina, ficou conhecido a nível mundial por ter estrelado o drama musical Um Violinista no Telhado (1971), que lhe rendeu fama mundial. Topol sofria da doença de Alzheimer. Nas palavras de Herzog, Chaim é “um dos gigantes da cultura israelense”.

LEIA MAIS
Antônio Pedro, ícone da TV e do cinema brasileiros, morre aos 82 anos
Tom Sizemore, astro de O Resgate do Soldado Ryan, morre aos 61 anos
Atriz Raquel Welch, vencedora do Globo de Ouro, morre aos 82 anos

Chaim Topol começou a carreira em peças amadoras, enquanto servia no Exército de Israel. Depois de criar sua própria trupe teatral, começou a participar de filmes nos anos 1960. O primeiro sucesso internacional em que trabalhou foi Sallah Shabati (1964), longa israelense indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e que lhe garantiu o Globo de Ouro de Ator Revelação. O auge de sua carreira ocorreu no início dos anos 1970, quando estrelou o hollywoodiano Um Violinista no Telhado (1971). Pela trama, em que interpreta o camponês judeu Tevye, que enfrenta uma Rússia pré-revolucionária de sentimento anti-semita crescente, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1972.

Topol ainda se destacaria em anos seguintes por estrelar os populares Flash Gordon (1980) e 007: Somente Para Seus Olhos (1981). Entretanto, nunca mais obteve a mesma fama e regularidade de trabalho no cinema, cessando suas atividades em 1998, ano em que estrelou o longa Amor e Dor e o curta Time Elevator.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br