20210204 dardenne papo de cinema

Amplamente consagrados, especialmente, por seus trabalhos com abordagens de uma quimera econômica-política-social que reduz as pessoas às suas buscas por subsistência, os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne estão preparando filme novo. De acordo com o site Cineuropa, o longa-metragem se chama Tori et Lokita e tem como protagonistas dois jovens que buscam exílio na Bélgica após uma viagem solitária pelo continente africano. Eles enfrentam um conjunto de situações difíceis no país Europeu. O Wallonia-Brussels Federation Film and Audiovisual Centre, órgão Belga, anunciou recentemente o resultado do processo seletivo para o apoio a curtas, longas e atividades de formação. Entre os contemplados está justamente esse próximo passo dos Dardenne.

LEIA MAIS
Amnesty :: Vem aí novo filme baseado num romance do autor de O Tigre Branco
Ruído Branco :: Adam Driver e Greta Gerwig estrelarão novo filme de Noah Baumbach
Percurso de Sombras :: Diretor maranhense lança vaquinha para seu novo filme

As filmagens de Tori et Lokita devem começar ainda em 2021. Não foram anunciados quaisquer nomes do elenco ou mesmo previsão para estreia. Já podemos imaginar o filme sendo exibido no Festival de Cannes, um dos palcos que mais prestigia as realizações de Jean-Pierre e Luc Dardenne. Vale lembrar que, ao longo dos anos, eles já venceram duas vezes a cobiçada Palma de Ouro no festival francês – por Rosetta (1999) e A Criança (2005). Isso, além do prêmio principal do júri ecumênico, em 2002 por O Filho, o de Melhor Roteiro em 2008 por O Silêncio de Lorna, o Grande Prêmio do Júri em 2011 por O Garoto da Bicicleta e o de Melhor Direção em 2019 por O Jovem Ahmed. É pouco ou quer mais?

20200115 jovem ahmed papo de cinema
Cena de “O Jovem Ahmed”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *