20190723 senhor dos aneis serie papo de cinema

Os maiores produtores do mundo estão adiando seus filmes por causa da pandemia, e você, caro exibidor, não tem o que colocar nas salas de cinema? Sem problema. Na China, pelo menos, uma solução foi o relançamento de grandes sucessos mundiais, com resultados inesperados. Avatar (2009) voltou ao circuito chinês e, em duas semanas, faturou mais de US$ 50 milhões nas bilheterias locais.

Um detalhe importante: o relançamento aconteceu sem um único dólar de investimento em publicidade. Os espectadores simplesmente se depararam com esta opção nas salas de cinema e optaram pela compra do ingresso, o que gerou o boca a boca positivo para a sustentação do filme em salas. Animados com esta possibilidade de recuperação econômica, os chineses já escolheram o novo relançamento da temporada: a trilogia O Senhor dos Anéis (2002 – 2004).

LEIA MAIS
Bilheterias :: Avatar lidera na China, Raya e o Último Dragão domina nos EUA
Enquanto Hollywood atravessa crise, China quebra recordes de bilheteria
Oscar 2021 :: China cogita censurar cerimônia após indicação de filme político

 

20200511 senhor dos aneis 1
O Senhor dos Anéis

 

A nova projeção em salas deve levar a produção de Peter Jackson a superar com facilidade os números obtidos durante o lançamento. Na época, as medidas de restrição na China às produções de Hollywood era muito mais rígida, e a quantidade de salas disponíveis constituía uma fração do parque exibidor atual. Somados, os três filmes atingiram aproximadamente US$ 20 milhões na estreia chinesa.

De acordo com o cronograma divulgado, A Sociedade do Anel reestreia em 4 de abril, seguido por As Duas Torres em 16 de abril, e por O Retorno do Rei em 23 de abril. Ironicamente, enquanto os sucessos recentes demonstram forte potencial de bilheteria, Mulan (2020), Mulher-Maravilha 1984 (2020) e Raya e o Último Dragão (2021) tiveram resultados decepcionantes com o público local.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *