Ao contrário de dezenas de produções concebidas para os serviços de streaming ou adquiridas diretamente pelas plataformas virtuais, Trolls 2 (2020) foi imaginado para as salas de cinema – e a ainda pretende retornar às salas um dia. Mesmo assim, a grande aposta infantil dos estúdios Universal este ano precisou ser retirada do calendário de estreias devido à pandemia de Covid-19, e os produtores decidiram fazer uma aposta arriscada para testar a popularidade do Premium VoD.
O conceito já existia há anos, com a possibilidade de lançar algum filme bastante aguardado em formato digital por apenas um ou dois dias, a preço mais alto do que nas salas de cinema, para ver se os fãs estariam dispostos a desembolsar este valor para assistir ao resultado o quanto antes. A franquia Star Wars cogitou este formato, mas não o implementou. Na última sexta-feira, Trolls World Tour (2020), no original, efetuou este teste nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
Amazon Studios faz pré-estreia de seu novo filme na casa dos convidados
THF: Aeroporto Central :: Filme de Karim Aïnouz será lançado diretamente em VoD
Opinião :: Tempos de Streaming: Ansiedade pautando o consumo de filmes e séries
A animação ficou disponível durante o fim de semana pelo valor de $19,99, cerca de duas vezes o preço médio de um ingresso nos Estados Unidos. No entanto, caso uma família assista junta à produção, talvez a empreitada fosse economicamente viável – pelo menos, essa foi a aposta dos produtores. Ao contrário do lançamento tradicional em salas de cinema, os estúdios não são obrigados a reportar a arrecadação desta forma de exibição, então o possível sucesso da empreitada permanece um mistério.
O analista de mídia Richard Greenfield avalia ao Hollywood Reporter que, com 10 milhões de assinaturas de Trolls 2 pelo mundo inteiro, os estúdios atingiriam a mesma margem de lucro da produção original, que faturou US$346 milhões no mundo inteiro, com US$190 milhões aproximados de lucro, excluindo gastos com marketing e afins.
O modelo do lançamento premium em VoD tem sido fortemente contestado pelas salas de cinema, que apostam numa queda forte da bilheteria caso o serviço seja implementado, o que colocaria o formato tradicional de exibição em risco financeiro. Mesmo assim, a Disney também decidiu lançar Artemis Fowl: O Mundo Secreto (2020) primeiro na Disney+ nos Estados Unidos, antes de retomar o lançamento em salas de cinema.
Ainda não há planos para o lançamento destas produções no Brasil. Vale lembrar que o primeiro Trolls (2016) faturou mais de US$7 milhões (aproximadamente R$28 milhões) nos cinemas brasileiros. Em Trolls 2, os protagonistas descobrem que há Trolls de seis tipos musicais: Funk, Country, Techno, Clássico, Pop e Rock, e passam a explorar o universo colorido de cada gênero.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário