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Trolls 2 é lançado em VoD durante 48h para testar novo formato de exibição

Publicado por
Bruno Carmelo

Ao contrário de dezenas de produções concebidas para os serviços de streaming ou adquiridas diretamente pelas plataformas virtuais, Trolls 2 (2020) foi imaginado para as salas de cinema – e a ainda pretende retornar às salas um dia. Mesmo assim, a grande aposta infantil dos estúdios Universal este ano precisou ser retirada do calendário de estreias devido à pandemia de Covid-19, e os produtores decidiram fazer uma aposta arriscada para testar a popularidade do Premium VoD.

O conceito já existia há anos, com a possibilidade de lançar algum filme bastante aguardado em formato digital por apenas um ou dois dias, a preço mais alto do que nas salas de cinema, para ver se os fãs estariam dispostos a desembolsar este valor para assistir ao resultado o quanto antes. A franquia Star Wars cogitou este formato, mas não o implementou. Na última sexta-feira, Trolls World Tour (2020), no original, efetuou este teste nos Estados Unidos.

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Trolls 2

 

A animação ficou disponível durante o fim de semana pelo valor de $19,99, cerca de duas vezes o preço médio de um ingresso nos Estados Unidos. No entanto, caso uma família assista junta à produção, talvez a empreitada fosse economicamente viável – pelo menos, essa foi a aposta dos produtores. Ao contrário do lançamento tradicional em salas de cinema, os estúdios não são obrigados a reportar a arrecadação desta forma de exibição, então o possível sucesso da empreitada permanece um mistério.

O analista de mídia Richard Greenfield avalia ao Hollywood Reporter que, com 10 milhões de assinaturas de Trolls 2 pelo mundo inteiro, os estúdios atingiriam a mesma margem de lucro da produção original, que faturou US$346 milhões no mundo inteiro, com US$190 milhões aproximados de lucro, excluindo gastos com marketing e afins.

O modelo do lançamento premium em VoD tem sido fortemente contestado pelas salas de cinema, que apostam numa queda forte da bilheteria caso o serviço seja implementado, o que colocaria o formato tradicional de exibição em risco financeiro. Mesmo assim, a Disney também decidiu lançar Artemis Fowl: O Mundo Secreto (2020) primeiro na Disney+ nos Estados Unidos, antes de retomar o lançamento em salas de cinema.

Ainda não há planos para o lançamento destas produções no Brasil. Vale lembrar que o primeiro Trolls (2016) faturou mais de US$7 milhões (aproximadamente R$28 milhões) nos cinemas brasileiros. Em Trolls 2, os protagonistas descobrem que há Trolls de seis tipos musicais: Funk, Country, Techno, Clássico, Pop e Rock, e passam a explorar o universo colorido de cada gênero.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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