Tron: Ares (2025) chega em 09 de outubro aos cinemas brasileiros dando sequência a aventuras iniciadas lá nos anos 1980, quando “tudo era mato” no campo da ficção científica especulativa sobre mundos virtuais. A última parte da trilogia Tron segue um programa altamente sofisticado (Ares) enviado do mundo digital para o mundo real em uma missão perigosa, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de Inteligência Artificial. Se quando Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982) estreou a virtualidade era algo muito distante da maioria das pessoas, agora a discussão sobre IA está no dia a dia de quase todo mundo.
Tron: Ares é dirigido por Joachim Rønning, indicado ao Oscar 2013 de Melhor Filme Internacional com A Aventura de Kon Tiki (2012) e que também comandou Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017) e Malévola: Dona do Mal (2019). O elenco conta com Jared Leto, Greta Lee, Evan Peters, Hasan Minhaj, Jodie Turner-Smith, Arturo Castro, Cameron Monaghan, Gillian Anderson e Jeff Bridges – sim, o protagonista do Tron original.
LEIA MAIS
Tron Ares :: Definidos o protagonista e o diretor do sci-fi. Confira
Antonio Bandeira: O Poeta das Cores :: Veja o trailer e o cartaz oficial do documentário cearense
Mário de Andrade: O Turista Aprendiz :: Veja o trailer do novo filme de Murilo Salles
Tron: Ares marca uma mudança significativa na franquia, exatamente porque mostra a interação perigosa entre os mundos virtual e real. Em Tron: Uma Odisseia Eletrônica e Tron: O Legado (2010) a ação acontecia principalmente em âmbito virtual. Faz parte da estratégia de divulgação da novidade não entregar muitas informações previamente, tanto que o trailer (que você pode ver abaixo) não é do tipo “resumindo a trama em alguns minutos”. Ainda bem, diga-se de passagem.
Tron: Ares terá Jeff Bridges retomando o papel de Kevin Flynn, gênio criador do jogo de arcade Tron que havia desaparecido. Deixando o protagonismo desta vez para o personagem de Jared Leto, ele deve funcionar como uma espécie de mentor intelectual ou mesmo aparição para validar o cânone, exatamente como aconteceu com o personagem de Harrison Ford em Blade Runner 2049 (2017), ou seja, importante do ponto de vista sentimental, mas longe de ser o centro das atenções. Lembrando que isso é apenas especulação.
Tron: Uma Odisseia Eletrônica foi uma verdadeira revolução quando lançado em 1982. Lembre-se que estávamos numa realidade em que a virtualidade era um conceito muito abstrato, inclusive não previsto como especulação na maioria das obras de ficção científica. Então, o filme estrelado por Jeff Bridges e dirigido por Steven Lisberger teve uma relevância enorme no campo dos efeitos digitais e na representação da virtualidade no mundo pop. Nele, Kevin Flynn é um ex-programador que deixou seu chefe milionário com a criação de jogos. Para provar a autoria dos projetos, ele invade o computador central da corporação, a partir daí começando uma guerra cibernética.
Tron: Uma Odisseia Eletrônica foi um dos primeiros filmes a utilizar o CGI de modo significativo e um dos vanguardistas no mergulho nessa ideia de um universo dentro de um computador. Pode-se imaginar que sua estética inovadora também tenha influenciado uma série de clipes e filmes posteriores que expandiram esse conceito de virtualidade. E, de certa forma, o filme também antecipou a interseção entre os universos cinematográfico e dos games. Mesmo que o longa-metragem oitentista não tenha sido um estouro nas bilheterias, adquiriu status de cultuado ao longo das décadas seguintes justamente por seu caráter visionário.
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)
Gostou do conteúdo sobre Tron: Ares? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!