Categorias: LançamentosNotícias

Tron: Ares :: Saiba tudo sobre a aguardada sequência estrelada por Jared Leto e Jeff Bridges

Publicado por
Marcelo Müller

Tron: Ares (2025) chega em 09 de outubro aos cinemas brasileiros dando sequência a aventuras iniciadas lá nos anos 1980, quando “tudo era mato” no campo da ficção científica especulativa sobre mundos virtuais. A última parte da trilogia Tron segue um programa altamente sofisticado (Ares) enviado do mundo digital para o mundo real em uma missão perigosa, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de Inteligência Artificial. Se quando Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982) estreou a virtualidade era algo muito distante da maioria das pessoas, agora a discussão sobre IA está no dia a dia de quase todo mundo.

Tron: Ares é dirigido por Joachim Rønning, indicado ao Oscar 2013 de Melhor Filme Internacional com A Aventura de Kon Tiki (2012) e que também comandou Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017) e Malévola: Dona do Mal (2019). O elenco conta com Jared LetoGreta LeeEvan Peters, Hasan Minhaj, Jodie Turner-Smith, Arturo Castro, Cameron Monaghan, Gillian Anderson e Jeff Bridges – sim, o protagonista do Tron original.

LEIA MAIS
Tron Ares :: Definidos o protagonista e o diretor do sci-fi. Confira
Antonio Bandeira: O Poeta das Cores :: Veja o trailer e o cartaz oficial do documentário cearense
Mário de Andrade: O Turista Aprendiz :: Veja o trailer do novo filme de Murilo Salles

TRON: ARES :: A LIGAÇÃO COM OS ANTERIORES

Tron: Ares marca uma mudança significativa na franquia, exatamente porque mostra a interação perigosa entre os mundos virtual e real. Em Tron: Uma Odisseia EletrônicaTron: O Legado (2010) a ação acontecia principalmente em âmbito virtual. Faz parte da estratégia de divulgação da novidade não entregar muitas informações previamente, tanto que o trailer (que você pode ver abaixo) não é do tipo “resumindo a trama em alguns minutos”. Ainda bem, diga-se de passagem.

Tron: Ares terá Jeff Bridges retomando o papel de Kevin Flynn, gênio criador do jogo de arcade Tron que havia desaparecido. Deixando o protagonismo desta vez para o personagem de Jared Leto, ele deve funcionar como uma espécie de mentor intelectual ou mesmo aparição para validar o cânone, exatamente como aconteceu com o personagem de Harrison Ford em Blade Runner 2049 (2017), ou seja, importante do ponto de vista sentimental, mas longe de ser o centro das atenções. Lembrando que isso é apenas especulação.

TRON :: A IMPORTÂNCIA

Tron: Uma Odisseia Eletrônica foi uma verdadeira revolução quando lançado em 1982. Lembre-se que estávamos numa realidade em que a virtualidade era um conceito muito abstrato, inclusive não previsto como especulação na maioria das obras de ficção científica. Então, o filme estrelado por Jeff Bridges e dirigido por Steven Lisberger teve uma relevância enorme no campo dos efeitos digitais e na representação da virtualidade no mundo pop. Nele, Kevin Flynn é um ex-programador que deixou seu chefe milionário com a criação de jogos. Para provar a autoria dos projetos, ele invade o computador central da corporação, a partir daí começando uma guerra cibernética.

Tron: Uma Odisseia Eletrônica foi um dos primeiros filmes a utilizar o CGI de modo significativo e um dos vanguardistas no mergulho nessa ideia de um universo dentro de um computador. Pode-se imaginar que sua estética inovadora também tenha influenciado uma série de clipes e filmes posteriores que expandiram esse conceito de virtualidade. E, de certa forma, o filme também antecipou a interseção entre os universos cinematográfico e dos games. Mesmo que o longa-metragem oitentista não tenha sido um estouro nas bilheterias, adquiriu status de cultuado ao longo das décadas seguintes justamente por seu caráter visionário.

TRON: ARES :: O TRAILER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)

Gostou do conteúdo sobre Tron: Ares? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.