Sob a direção de Jay Roach e protagonizado pelos premiados Bryan Cranston, Helen Mirren e Diane Lane, o drama biográfico Trumbo: Lista Negra tem previsão de estreia para o dia 29 de janeiro. Confira o cartaz oficial brasileiro:
O drama reconstrói como um dos maiores roteiristas de todos os tempos, Dalton Trumbo (Cranston), teve sua aclamada carreira abalada ao ser incluído na lista negra do governo por suas crenças políticas. O filme também apresenta como ele usou palavras e perspicácia para vencer dois prêmios Oscar e expor os absurdos e injustiças dessa ‘caça às bruxas’ que prejudicou centenas de personalidades da época. Nos anos 40, Trumbo era um dos mais bem pagos roteiristas do mundo, escrevendo clássicos do cinema como Kitty Foyle (1940) e Trinta Segundos Sobre Tóquio (1944). Presença constante na cena social de Hollywood, ativista político por direitos civis e trabalhistas e igualdade salarial, Trumbo e diversos colegas foram intimados a depor diante do Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos, que sondava condutas consideradas comunistas. A recusa de Trumbo em responder às perguntas dos congressistas o leva a uma prisão federal e a ganhar a eterna inimizade da poderosa – e anticomunista – colunista social Hedda Hopper (Mirren).
Durante os 13 anos seguintes, todos os maiores estúdios hollywoodianos se recusaram a contratá-lo temendo associação com seus radicais pontos de vista políticos. Forçado a vender sua casa e condenado ao ostracismo por amigos, colegas e vizinhos, Trumbo luta para sustentar sua família escrevendo, sob pseudônimos, filmes de baixo-orçamento. Mas nunca desistiu de lutar por suas crenças. No final prevaleceu quando, em 1960, o astro Kirk Douglas e o diretor Otto Preminger colocaram o nome verdadeiro do escritor em seus respectivos blockbusters Spartacus (1960) e Exodus (1960), efetivamente trazendo um fim à era negra do cinema. Confira o trailer legendado:
(Fonte: California Filmes)