Tudo o que sabemos até agora sobre Coringa: Delírio a Dois

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Passou rápido! E já faz cinco anos que Coringa (2019) recheou os bolsos de seus investidores com bilheteria mundial de US$ 1 bilhão, a partir de orçamento de US$ 55 milhões. Ademais, a aposta, baseada em um dos mais famosos vilões dos quadrinhos da DC Comics, foi destaque de inúmeras premiações, como o Oscar, que condecorou o protagonista, Joaquin Phoenix, como Melhor Ator. Agora, o comandante da empreitada de 2019, Todd Phillips, que renovou seu status em Hollywood – já que antes era conhecido apenas como diretor de filmes da saga Se Beber, Não Case! – está pronto para chocar o público mais uma vez com as loucuras do palhaço mais famoso da cultura pop com Coringa: Delírio a Dois (2024). A produção, que chega aos cinemas brasileiros em 03 de outubro, está fazendo os fãs roerem as unhas de tanta curiosidade. Para liquidar algumas delas, resolvemos destacar tópicos. Siga o fio e descubra tudo o que sabemos até agora a respeito do longa!

LEIA MAIS
Wandinha :: Começam as filmagens da segunda temporada (com novidades no elenco)
Senna :: Teaser revela as primeiras imagens da minissérie biográfica
Mufasa: O Rei Leão :: Prelúdio ganha novo trailer e data de estreia

A CHEGADA DA ESTRELA

Até onde se sabe, na trama, devemos acompanhar, no asilo Arkham, o nascimento da explosiva relação entre Arthur Fleck, que ao final do primeiro filme assumiu a identidade do Coringa e começou a aterrorizar a cidade de Gotham, e a sua psiquiatra, Harley Quinn, que acaba perdidamente apaixonada por seu paciente. Quinn será interpretada por ninguém menos que a vencedora do Oscar Lady Gaga. E como já se sabe, a doutora Quinn se torna, por influência de seu “pudinzinho”, a instável Arlequina, personagem já popularizada no cinema por Margot Robbie no Universo Estendido DC.

Foto: Reprodução/Warner Bros

ASSISTIREMOS A UM MUSICAL?

E falando em Gaga, dona de uma das mais famosas vozes de sua geração, a chance de conferirmos a artista cantando é grande. Além de alguns veículos estadunidenses, como o The Hollywood Reporter, afirmarem que “musical” está entre os gêneros da obra, o trailer (final da matéria), mostra um dos personagens alegando que a música serve para “nos recompor” e “amenizar fraturas internas”. Por ora, segundo a Variety, sabe-se que o longa terá pelo menos 15 regravações de faixas populares, como “That’s Entertainment”, de A Roda da Fortuna (1953), com Fred Astaire.

Foto: Reprodução/Warner Bros

O NOVO DESENGANO

Não se trata apenas de título comum, pois “delírio a dois” é, de fato, um transtorno. Segundo o Indian Journal of Psychiatry, ele faz com que vários sintomas mentais, particularmente delírios, sejam “transmitidos de uma pessoa para outra ou mais pessoas com quem o aparente instigador está intimamente associado de alguma forma”. Assim, o outro passa a “compartilhar os mesmos sentimentos e ideias delirantes”. Vale lembrar que quando Harley Quinn/Arlequina surgiu, na série animada Batman: A Série Animada (1992-1995), no episódio “Um Favor para o Coringa”, ela, aparentemente, possuía plenos comandos de suas condições mentais. Aos poucos, Coringa “conquista” sua sanidade e a transforma em parceira de crime e loucura.

COADJUVANTES

Artistas hollywodianos populares, como Zazie Beetz, Brendan Gleeson, Catherine Keener e Steve Coogan, estarão no elenco da nova aposta. Entretanto, apenas Coogan discorreu abertamente, ainda que pouco, sobre sua participação. No início de 2024, no tapete vermelho do BAFTA Awards, o ator britânico chegou a hesitar, mas falou sobre o filme ao Deadline. “Será que posso contar mais sobre isso? Tenho uma cena muito interessante com Phoenix. Interpreto uma espécie de repórter, do tipo CNN, que o entrevista em sua cela. Depois disso, não sei mais de nada. Sei tanto quanto as outras pessoas”, disse Steve.

PÚBLICO

Para os desavisados, é bom ter em mente que apenas uma parcela dos adolescentes poderá ir aos cinemas conferir o enredo. Isso porque Coringa: Delírio a Dois terá cenas fortes de “violência e nudez”, o que torna o filme inapropriado para jovens com menos de 16 anos de idade (segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil). O título de 2019, aliás, também contava com a mesma classificação.

Foto: Reprodução/Warner Bros

E aí? Também está ansioso pela estreia do novo filme? Enquanto aguardamos, que tal assistir à última prévia divulgada? Confira a seguir.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br