Por enquanto, o público brasileiro ainda não teve a oportunidade de assistir a Um Animal Amarelo (2020), que terá as primeiras exibições nacionais na mostra competitiva do Festival de Gramado, em setembro, e na programação do Festival Olhar de Cinema, em outubro. Mesmo assim, a expectativa aumenta após tantas seleções em festivais prestigiosos: a obra foi exibida no Festival de Roterdã 2020, e marca o encerramento do IndieLisboa 2020.
Esta semana, o projeto divulgou seu cartaz oficial, reforçando a inusitada descrição de “fábula tragicômica tropical”, enquanto destaca a presença de Higor Campagnaro e Isabel Zuaa. O ator brasileiro e a atriz portuguesa se confrontam face a face, representando os embates entre os dois países, tema central nesta reflexão sobre a herança da colonização portuguesa no Brasil contemporâneo.
LEIA MAIS
Um Animal Amarelo :: Confira o teaser da “fábula melancólica tragicômica tropical”
Festival de Gramado 2020 divulga longas-metragens em competição
Olhar de Cinema 2020 :: Anunciada a seleção das mostras Olhares Brasil e Mirada Paranaense
Na trama, um cineasta brasileiro decadente decide revisitar a herança familiar através de uma viagem que o leva a Portugal e Moçambique. Nesta jornada, ele se confronta ao passado do país, aos pesadelos recorrentes e à política brasileira. O grande elenco ainda traz Herson Capri, Thiago Lacerda, Tainá Medina, Sophie Charlotte e Diogo Dória.
O diretor Felipe Bragança explica: “O filme é feito no encontro misterioso entre o pesadelo político-cultural que estamos vivendo e histórias muito pessoais e escondidas sobre as quais os brasileiros nem sempre gostam de falar”. Descubra o cartaz nacional: