Em 26 de agosto, os cinemas brasileiros recebem a estreia comercial de Um Animal Amarelo (2020), ambiciosa coprodução entre Brasil, Portugal e Moçambique que busca compreender o impacto da colonização portuguesa no Brasil contemporâneo. A partir de 27 de agosto, o filme também chega às plataformas de streaming. Na trama, um cineasta de pouco sucesso (Higor Campagnaro) decide investigar a trajetória de seu avô português. Assim, viaja à Europa e à África, embarcando numa sucessão tragicômica de eventos.
O filme dirigido por Felipe Bragança foi selecionado no Festival de Roterdã, além de vencer cinco prêmios no Festival de Gramado: melhor atriz (Isabel Zuáa), melhor roteiro, melhor direção de arte, melhor ator (menção para Higor Campagnaro) e melhor filme segundo a crítica. Herson Capri, Thiago Lacerda, Sophie Charlotte e Tainá Medina completam o elenco.
LEIA MAIS
“A personalidade da minha personagem é uma resposta a opressão histórica que sente”, revela Isabel Zuáa
Um Animal Amarelo :: Cartaz nacional confronta Brasil e Portugal
Um Animal Amarelo :: Confira o teaser da “fábula melancólica tragicômica tropical”
Segundo a crítica do Papo de Cinema, “Felipe Bragança aponta esqueletos e evoca fantasmas para moldar essa alegoria em que ordinário e extraordinário se fundem. […] Em Um Animal Amarelo, figuras consagradas do cinema – o explorador, o gângster, o pirata, a regente, a femme fatale, o primeiro amor, o amigo imaginário – são dispostas contra o pano de fundo da História”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
Em comunicado à imprensa, Felipe Bragança completa, a respeito da combinação entre modernismo e tropicalismo: “O filme é feito no encontro misterioso entre o pesadelo político-cultural que estamos vivendo e histórias muito pessoais e escondidas sobre as quais os brasileiros nem sempre gostam de falar”. Este é o quinto longa-metragem do cineasta após Tragam-me a Cabeça de Carmen M. (2019), Não Devore Meu Coração (2017), A Alegria (2010) e A Fuga, a Raiva, a Dança, a Bunda, a Boca, a Calma, a Vida da Mulher Gorila (2009).
Além das plataformas online, Um Animal Amarelo chega aos cinemas de São Paulo (Espaço Itaú Augusta, Espaço Itaú Frei Caneca), Rio de Janeiro (Espaço Itaú Botafogo, Espaço NET Gávea, Espaço NET Rio), Curitiba (Cine Passeio), Brasília (Espaço Itaú Casa Park), Salvador (Espaço Itaú), Porto Alegre (Espaço Itaú Bourbon) e Manaus (Casarão de Ideias), pela Olhar Distribuição. Na segunda-feira, 30 de agosto, o Papo de Cinema organiza uma live no Instagram às 18h com o diretor e com a atriz Tainá Medina.