O documentário Uma Dor Suspensa no Tempo, sobre lugares de memória na América Latina, será apresentado na próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, em uma sessão única às 19h, no Cine Bancários, em Porto Alegre. O documentário, com 80 minutos de duração, é parte do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, realizado por meio de convênio com o Instituto Primeiro Plano, Estudos e Consultoria, em parceria com a CenaUm Produções. A direção é dos jornalistas Vera Rotta, Caco Schmitt e Stela Grisotti.
Durante as filmagens foram visitados espaços físicos que abrigaram a violência no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, e Brasil. Nesses locais foram gravados depoimentos de personagens da triste história de repressão, destacando os diferentes processos e experiências vividas nas ditaduras civis-militares do Cone Sul da América Latina. Os relatos destacam como a memória desse tempo é vista e tratada nos dias de hoje.
As locações foram feitas nos lugares de memória de cada país – a maioria prédios utilizados como prisões e centros de tortura, hoje transformados em museus e centros culturais. Na voz das vítimas e de militantes dos direitos humanos aparecem as semelhanças e diferenças entre as ditaduras e as reações populares em cada um dos países.
Após a apresentação de Uma Dor Suspensa no Tempo acontece uma roda de conversa com os diretores Caco Schmitt e Vera Rotta e com a artista plástica Cristina Pozzobon e o arquiteto Tiago Balem, responsáveis pela criação e instalação de monumentos em homenagem aos mortos e desaparecidos no Brasil.
O Cine Bancários fica na rua General Câmara, número 424 – Centro, Porto Alegre/RS.
(Fonte: Cine Bancários)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário