20141212 uma dor suspensa no tempo papo de cinema

20141212 uma dor suspensa no tempo papo de cinemaO documentário Uma Dor Suspensa no Tempo, sobre lugares de memória na América Latina, será apresentado na próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, em uma sessão única às 19h, no Cine Bancários, em Porto Alegre. O documentário, com 80 minutos de duração, é parte do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, realizado por meio de convênio com o Instituto Primeiro Plano, Estudos e Consultoria, em parceria com a CenaUm Produções. A direção é dos jornalistas Vera Rotta, Caco Schmitt e Stela Grisotti.

Durante as filmagens foram visitados espaços físicos que abrigaram a violência no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, e Brasil. Nesses locais foram gravados depoimentos de personagens da triste história de repressão, destacando os diferentes processos e experiências vividas nas ditaduras civis-militares do Cone Sul da América Latina. Os relatos destacam como a memória desse tempo é vista e tratada nos dias de hoje.

As locações foram feitas nos lugares de memória de cada país – a maioria prédios utilizados como prisões e centros de tortura, hoje transformados em museus e centros culturais. Na voz das vítimas e de militantes dos direitos humanos aparecem as semelhanças e diferenças entre as ditaduras e as reações populares em cada um dos países.

Após a apresentação de Uma Dor Suspensa no Tempo acontece uma roda de conversa com os diretores Caco Schmitt e Vera Rotta e com a artista plástica Cristina Pozzobon e o arquiteto Tiago Balem, responsáveis pela criação e instalação de monumentos em homenagem aos mortos e desaparecidos no Brasil.

O Cine Bancários fica na rua General Câmara, número 424 – Centro, Porto Alegre/RS.

(Fonte: Cine Bancários)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *