Em 7 de janeiro, os cinéfilos interessados pela animação brasileira poderão assistir a Umbrella (2020), filme nacional que estreia gratuitamente no YouTube. Até 21 de janeiro, o curta-metragem dirigido por Helena Hilario e Mario Pece estará disponível ao público, após passar pelos festivais de Tribeca, Chicago e Calgary.
A trama, inspirada na história real da irmã da diretora, acompanha a infância de Joseph, garoto que vive num orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo. A vida do menino se transforma quando uma família passa a visitar a instituição, trazendo doações. Os diretores optaram por um formato sem diálogos para tornar o resultado mais universal.
LEIA MAIS
Greenpeace lança animação sobre desmatamento com participação de Wagner Moura
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia curtas-metragens selecionados
Oscar 2021 :: Representante brasileiro recorre ao crowdfunding para sua campanha
Umbrella se tornou o primeiro curta-metragem brasileiro de animação pré-qualificado para a corrida ao Oscar 2021, seguindo a trajetória bem-sucedida da animação nacional iniciada pelo longa-metragem O Menino e o Mundo (2013), de Alê Abreu, indicado a prêmio da Academia. Devido a esta conquista, os cineastas decidiram efetuar um lançamento amplo e gratuito:
“Após a qualificação do Umbrella, optamos por divulgar o filme na plataforma livre do YouTube. Queremos que o público finalmente assista e compartilhe essa linda história para apoiar o cinema nacional independente”, explica Hilario. Através deste drama, ela busca “trazer a empatia e a esperança”, declara em comunicado à imprensa.