A iniciativa apresenta três categorias na Mostra Competitiva: Internacional, Regional e Universitária. O evento também conta com avaliação de categorias técnicas que serão premiadas. O prêmio Memória e Patrimônio será entregue pela primeira vez neste ano. O prêmio visa estimular a produção cultural em Bagé e conscientizar os moradores da cidade sobre a importância dos patrimônios da região. Um prêmio no valor de R$ 15 mil será dividido entre 10 filmes de curta-metragem. Segundo Zeca Brito, um dos organizadores do Festival, podem participar filmes produzidos em Bagé, em qualquer data e mídia.
Na edição de 2013, serão realizadas atividades acadêmicas que visam discutir a formação voltada para o cinema no estado. Participam das discussões professores convidados de diversas instituições de ensino do país, como Jean-Claude Bernardet, da USP. O Festival conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Durante o lançamento do evento, a professora da Unipampa, Tisa Echevarria Leite, afirmou que a parceria entre Universidade e Festival é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. “Este tipo de atividade é a celebração do pensamento. A vertente da cultura colabora para o desenvolvimento do ser humano, formando profissionais não só dentro da área técnica, mas também pensadores sociais“, concluiu.
As inscrições para as mostras se estendem até o dia 11 de outubro e podem ser realizadas no site www.festivaldafronteira.com. A relação dos selecionados será divulgada em novembro. Mais informações pelo telefone (53) 3242 9012.
Fonte: Festival da Fronteira