V ROTA: Festival do Roteiro Audiovisual abre inscrições até 3 de fevereiro

Publicado por
Bruno Carmelo

Já estão abertas as inscrições de projetos para a quinta edição do ROTA: Festival do Roteiro Audiovisual. O evento, normalmente organizado no segundo semestre, antecipa seu calendário por contar com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. Os fundos permitem realizar um festival totalmente gratuito e online, com premiação aos vencedores.

Os candidatos podem se inscrever por meio da página oficial, até 3 de fevereiro, tanto para o laboratório de roteiros de séries quanto para o concurso de roteiro de curtas, as rodadas de negócios e a mostra competitiva de filmes. O melhor roteiro de cada categoria recebe o valor de R$ 1 mil, além de novos prêmios em fase de definição pelos produtores.

LEIA MAIS
2ª Mostra Macambira :: Abertas as inscrições para curtas dirigidos por mulheres
1º LAB RN abre inscrições online para jovens roteiristas do Rio Grande do Norte
Retrospectiva 2020 :: O ano em que a o governo federal combateu a Cultura

 

 

O 5º ROTA será realizado entre 16 e 21 de março de 2021. Apesar do acesso gratuito, as palestras com profissionais da área exigem inscrição prévia dos interessados, pois haverá limite de acessos ao evento. Os organizadores Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo anunciarão nas próximas semanas os palestrantes e consultores de roteiros confirmados para a edição 2021.

O festival tem crescido rapidamente, passando de 200 inscrições em sua primeira edição, em 2017, até 1.339 inscritos em 2020. “Chegamos a cidades remotas de quase todos os estados do Brasil, onde sabemos que nem cinemas existem. Esse crescimento é bem significativo, não só da visibilidade que o ROTA adquiriu na comunidade do audiovisual como um todo, como também é um reflexo de como estávamos carentes de iniciativas como esta”, afirma Evandro Melo em comunicado à imprensa.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)