Val Kilmer faleceu nesta terça-feira, 02, na cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA. O astro, que estava com 65 anos de idade, foi vítima de uma pneumonia, segundo sua filha, Mercedes Kilmer, em entrevista ao New York Times. Vale lembrar que o ator foi diagnosticado com câncer na garganta em 2014, fato que o fez se afastar dos holofotes. No processo, passou por uma cirurgia de traqueostomia que alterou sua voz. Ele se recuperou posteriormente. Entre os anos 1980 e 2020, esteve envolvido em mais de 100 projetos, entre cinema e TV. Relembre!
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)
De ascendência alemã, sueca, irlandesa e cherokee, Val Edward Kilmer nasceu em Los Angeles, em 1959. Cresceu em Vale de São Fernando com seus dois irmãos, o mais velho Mark e o mais novo Wesley. Ainda adolescente, decidiu seguir a carreira de ator. Começou a atuar em peças escolares e também estudou na Escola Profissional de Hollywood. Aos 25 anos, debutou no cinema com Top Secret!: Superconfidencial.
Val Kilmer ganhou notoriedade nos anos 1980, destacando-se como um dos rostos mais promissores de Hollywood. Sua primeira grande aparição foi na comédia Academia de Gênios (1985), mas foi com Top Gun: Ases Indomáveis (1986), interpretando o arrogante e habilidoso piloto Iceman, que conquistou o grande público. Ainda na mesma década, esteve em Willow: Na Terra da Magia (1988).
Os anos 1990 também foram generosos para Kilmer. Ainda em 1991, estrelou The Doors (1991), no qual brilhou dando vida a Jim Morrison com uma performance intensa e meticulosa, considerada até hoje uma das mais autênticas em cinebiografias de rockstars.
Nos anos seguintes, esteve em Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993), como o lendário pistoleiro Doc Holliday, assumiu o manto de um dos personagens mais famosos do cinema em Batman Eternamente (1995), atuou com Robert De Niro e Al Pacino em Fogo Contra Fogo (1995) e mostrou habilidade camaleônica em O Santo (1997).
Na mesma época, vale ressaltar, protagonizou A Sombra e a Escuridão, em 1996, aventura que viria a se tornar sucesso da Sessão da Tarde, na Rede Globo. A obra, exibida inúmeras vezes, acompanha caçadores em busca de dois leões gigantes da savana africana.
A partir do final dos anos 1990, a carreira de Val começou a entrar em declínio. Relatos sobre sua difícil convivência nos bastidores (Joel Schumacher e Marlon Brando falaram sobre o comportamento de Val em momentos distintos) e escolhas de projetos menos expressivos afetaram sua reputação na indústria. Filmes como A Ilha do Dr. Moreau (1996), que teve uma produção conturbada, prejudicaram sua trajetória. Nos anos 2000, ainda teve bons momentos em papéis menores, como em Beijos e Tiros (2005), mas sua presença no cinema foi se tornando esporádica.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Apesar dos desafios, Kilmer manteve-se presente, revisitando seu passado de forma emocionante no documentário Val (2021), que resgata sua carreira e legado no cinema. A aposta lhe rendeu dois troféus no Critics’ Choice Documentary Awards. Sua última colaboração foi em Top Gun: Maverick, no qual reprisou o papel dos anos 1980 ao lado de Tom Cruise. Ele deixa dois filhos, Jack (ator) e Mercedes (atriz).
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!