Categorias: CelebridadesNotícias

Vangelis, compositor das trilhas de Blade Runner e Carruagens de Fogo, morre aos 79 anos

Publicado por
Marcelo Müller

O compositor e músico grego Evángelos Odysséas Papathanassiou, conhecido artisticamente como Vangelis, morreu nesta terça-feira, 17, aos 79 anos. Ele estava num hospital em Paris, na França, tratando do que a família chamou de “doença persistente”. A causa da morte não foi revelada. Nascido em 1943 na cidade de Volos, ele foi reconhecido nos anos 1970 como pioneiro na música instrumental, influência para a criação do gênero new age, estilo relacionado ao espiritual, à meditação, aos sons relaxantes, bem como às sonoridades do espaço sideral. Com quase 200 créditos em sua carreira, Vangelis é mais reconhecido por ter composto as icônicas trilhas sonoras de Carruagens de Fogo (1981) e Blade Runner: O Caçador de Androides (1982). Aliás, pelo primeiro, foi agraciado com o Oscar de 1982 de Melhor Trilha Sonora. Segundo ele próprio, o trabalho foi uma homenagem ao seu pai, que tinha sido corredor amador.

LEIA MAIS
Fred Ward, ator premiado em Veneza e no Globo de Ouro, morre aos 79 anos
Morre aos 58 anos o cineasta brasileiro Breno Silveira
Atriz Suzana Faíni morre aos 89 anos no Rio de Janeiro

A trilha sonora de Carruagens de Fogo se tornou tão marcante que passou a ser tratada como sinônimo de corrida. Com esse propósito, ela foi utilizada por diversos veículos de comunicação que cobriram as Olimpíadas de Los Angeles (1984), Seul (1988) e Atlanta (1996). Envolvido em numerosas e diversas colaborações musicais, sendo talvez delas a mais famosa a com o membro fundador da banda britânica de rock progressivo Yes, Jon Anderson, Vangelis se sentia desconfortável com os protocolos do sucesso e passou a ficar cada vez mais recluso no estúdio que montou em Londres, na Inglaterra. Ele compôs algumas músicas para embalar viagens espaciais da NASA entre 2001 e 2013, por isso sendo condecorado com uma medalha de honra.

Ben Cross em Carruagem de Fogo (1981).
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.