20241017 bolero a melodia eterna papo de cinema 800

Atenção fãs do Festival Varilux de Cinema Francês: mais novidades foram anunciadas. O destaque da vez é Bolero: A Melodia Eterna, produção franco-belga que fará première no evento que traz o melhor do cinema gaulês ao Brasil e acaba de ganhar cartaz oficial. Além da arte, os responsáveis pelo Varilux 2024 – programado para acontecer de 07 a 20 de novembro – também revelaram que um dos astros do elenco virá ao Brasil para divulgar a aposta.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Trata-se de Raphaël Personnaz, que, em Bolero (filme exibido na seção Limelight do Festival de Roterdã 2024), encarna o compositor e pianista francês Maurice Ravel. Na década de 1920, em Paris, ele é encarregado de produzir a mais nova trilha sonora da dançarina Ida Rubinstein, que pretende lançar um novo espetáculo de balé. Enfrentando uma crise de inspiração, Ravel revisita os capítulos de sua vida. Assista ao trailer abaixo e, em seguida, confira o pôster exclusivo do filme que estará no Varilux:

Bolero, filme selecionado para o Varilux 2024

QUEM É RAPHAËL PERSONNAZ?

Nascido em 1981, na capital francesa, Raphaël Personnaz começou sua carreira no teatro. Ganhou fama internacional ao estrelar Anna Karenina (2012). O Palácio Francês (2013), de Bertrand Tavernier, e Uma Nova Amiga (2014), de François Ozon, são destaques de sua filmografia. Já foi indicado ao Prêmio César (o “Oscar do cinema francês”), em 2011.

Raphaël Personnaz, Varilux
Raphaël Personnaz, convidado especial do Varilux 2024

MAIS SOBRE O VARILUX

HOMENAGEM

A edição deste ano tem como principal homenageado o astro Alain Delon (1935-2024), falecido recentemente. Para celebrar uma carreira com mais de cem títulos, ganhará reapresentação especial o suspense O Sol por Testemunha (1960), de René Clément, no qual Delon interpreta o misterioso Tom Ripley, personagem criado por Patricia Highsmith e que nos anos seguintes foi vivido, em outras produções, por nomes como Dennis Hopper, Matt Damon, John Malkovich e Andrew Scott.

RESPONSÁVEIS

Vale lembrar que o Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

APOIE

Sabia que agora você também pode apoiar a existência do Festival Varilux de Cinema Francês? Além de ser enquadrado em todas as leis de incentivo à cultura (federal, estadual e municipal), o que permite o suporte de pessoas jurídicas, o evento também pode ser fomentado por pessoas físicas dispostas a destinarem até 6% de seu imposto de renda. É simples, tem custo zero para o contribuinte e ainda se torna uma ação fundamental para a promoção da cultura e do cinema no país. Saiba como fazer parte clicando aqui.

LEIA TAMBÉM
– Festival Varilux 2024 :: A Favorita do Rei terá première brasileira no evento
– Festival Varilux 2024 :: Alain Delon estampa cartaz oficial
Festival Varilux 2024 :: Evento divulga vinheta comemorativa

Gostou do conteúdo sobre o Varilux? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *