20241010 quentin dupieux papo de cinema 800

Programado para acontecer de 07 a 20 de novembro, o Festival Varilux de Cinema Francês 2024 não para de anunciar novidades. A notícia da hora é que os dois últimos filmes dirigidos por Quentin DupieuxDaaaaaali! (2023) e O Segundo Ato (2024) – estão confirmados na seleção. Segundo revelado pelos responsáveis pelo evento, ambos títulos levaram cerca de 500 mil espectadores aos cinemas franceses. Siga o fio para saber mais sobras as obras!

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

O primeiro foi lançado, fora de competição, no Festival de Veneza 2023. Estrelado por Anaïs Demoustier, Edouard Baer, Jonathan Cohen, Gilles Lellouche, Romain Duris e Pio Marmaï, Daaaaaali! conta a história de uma jornalista francesa que encontra o icônico artista surrealista Salvador Dalí em várias ocasiões, para um projeto de documentário. A produção do filme, no entanto, não se desenvolve como o esperado e resultando em muitas surpresas.

Daaaaaali!, filme confirmado no Varilux 2024
Daaaaaali!, filme confirmado no Varilux 2024

O Segundo Ato (2024) conta com Léa Seydoux, Vincent Lindon e Louis Garrel no elenco. Exibido na sessão de abertura do Festival de Cannes 2024, o enredo segue quatro atores que se encontram na filmagem de uma obra realizada 100% com inteligência artificial. Aos poucos, torna-se difícil distinguir a ficção da realidade.

O Segundo Ato, filme confirmado no Varilux 2024
O Segundo Ato, filme confirmado no Varilux 2024

MAIS SOBRE O REALIZADOR

Nascido na cidade de Paris, em 1974, Quentin Dupieux descobriu sua paixão pelo cinema aos 12 anos, quando ganhou sua primeira câmera. Ele aprendeu a filmar sozinho, circustância provocou originalidade em suas obras. Sempre buscando quebrar padrões, o diretor se destaca também por sua versatilidade: escreve, dirige, filma e edita suas próprias apostas. Já comandou filmes como Rubber, O Pneu Assassino (2010), Réalité (2014) e Deerskin: A Jaqueta de Couro de Cervo (2019).

Quentin Dupieux no Festival de Veneza 2023
Quentin Dupieux no Festival de Veneza 2023

MAIS SOBRE O VARILUX

HOMENAGEM

A edição deste ano tem como principal homenageado o astro Alain Delon (1935-2024), falecido recentemente. Para celebrar uma carreira com mais de cem títulos, ganhará reapresentação especial o suspense O Sol por Testemunha (1960), de René Clément, no qual Delon interpreta o misterioso Tom Ripley, personagem criado por Patricia Highsmith e que nos anos seguintes foi vivido, em outras produções, por nomes como Dennis Hopper, Matt Damon, John Malkovich e Andrew Scott.

APOIE

Sabia que agora você também pode apoiar a existência do Festival Varilux de Cinema Francês? Além de ser enquadrado em todas as leis de incentivo à cultura (federal, estadual e municipal), o que permite o suporte de pessoas jurídicas, o evento também pode ser fomentado por pessoas físicas dispostas a destinarem até 6% de seu imposto de renda. É simples, tem custo zero para o contribuinte e ainda se torna uma ação fundamental para a promoção da cultura e do cinema no país. Saiba como fazer parte clicando aqui.

Festival Varilux

LEIA TAMBÉM
– Festival Varilux 2024 :: Alain Delon estampa cartaz oficial
– Festival Varilux 2024 :: Evento terá première brasileira de A Fanfarra
Festival Varilux 2024 :: Evento divulga vinheta comemorativa

Gostou do conteúdo sobre o Varilux 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *