20210616 velozes furiosos 9 papo de cinema 800

Desde o início da pandemia, o mercado tem aguardado o lançamento de algum blockbuster capaz de motivar as pessoas a voltarem às salas de cinema. Tenet (2020), Mulher-Maravilha 1984 (2020) e Godzilla vs. Kong (2021) conseguiram resultados modestos nesta tentativa, mas agora um filme atingiu números semelhantes àqueles pré-pandemia: Velozes & Furiosos 9 (2021).

Nos Estados Unidos, a produção estrelada por Vin Diesel faturou US$ 70 milhões, superando os US$ 60 milhões esperados pelo mercado, e superando a bilheteria de outros lançamentos da saga pré-pandemia, como Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (US$ 60 milhões). Somando o faturamento dos países asiáticos e europeus, o novo filme da saga já atinge US$ 404 milhões.

LEIA MAIS
Crítica: Velozes e Furiosos 9
Bilheterias :: Saga Jogos Mortais atinge US$ 1 bilhão; Velozes & Furiosos 9 quebra recordes
4×100: Correndo por um Sonho :: “A bandeira nacional, o hino e a camisa da seleção foram sequestrados por uma galera que não tem nada de patriota”, explica o elenco

 

20210625 velozes e furiosos 9 cena papo de cinema e1624973601947
Velozes & Furiosos 9

 

A forte retomada norte-americana se justifica pelo ritmo acelerado da vacinação no país, onde mais de 50% dos adultos já receberam as duas doses da vacina (ao contrário do Brasil, onde apenas 12% da população acima de 18 anos está completamente imunizada). Mesmo assim, os números nos cinemas brasileiros também surpreendem: a produção foi responsável por 85,5% dos ingressos vendidos entre a última quinta-feira e domingo, segundo dados do Comscore reportados pelo Portal Exibidor.

No total, as bilheterias nacionais registraram aumento de 135% em relação à semana anterior, graças quase integralmente a Velozes & Furiosos 9 e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021). A principal estreia nacional, o drama 4×100: Correndo por um Sonho (2021), de Tomás Portella, contabilizou 894 espectadores na estreia.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *