No dia 1° de abril, abertura do festival, foram anunciados os vencedores. No total, 41.411 mil votos do público foram computados. Uma consulta direta foi feita à crítica especializada de todo o país, e contou com os votos de 110 profissionais. A lista completa de filmes participantes está na página oficial do Festival, clicando aqui.
O Lobo Atrás da Porta (2013) foi a produção nacional mais votada pela crítica e, além do prêmio de Melhor Filme, rendeu ao diretor e roteirista Fernando Coimbra os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro. Na escolha do público, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), de Daniel Ribeiro, ficou com os mesmos prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro.
Leandra Leal recebeu o maior número de votos para o prêmio de Melhor Atriz, tanto da crítica quanto do público, por sua atuação em O Lobo Atrás da Porta. O Melhor Ator, na opinião da crítica, foi Guilherme Lobo, de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Babu Santana, que interpretou o Tim Maia adulto na cinebiografia do cantor dirigida por Mauro Lima, ficou com o prêmio de Melhor Ator na escolha do público.
Entre os filmes estrangeiros, a crítica escolheu Boyhood: Da Infância à Juventude (2014), de Richard Linklater, como Melhor Filme; Jake Gyllenhaal, como Melhor Ator, por sua atuação em O Abutre (2014), de Dan Gilroy; e Marion Cotillard como Melhor Atriz, por Era Uma Vez em Nova York (2013), de James Grey.
O público elegeu o vencedor do Oscar de 2014, 12 Anos de Escravidão (2013), como melhor filme; Joaquin Phoenix foi o mais votado como Melhor Ator, por Ela (2013), de Spike Jonze; e Angelina Jolie foi eleita a Melhor Atriz, por Malévola (2014).
Escolha da Crítica
Escolha do Público
Além dos premiados, serão exibidos outros longas nacionais e estrangeiros, totalizando 51 filmes. A programação completa, que pode ser conferida clicando aqui, ainda conta com debates e oficinas. O 41º Festival Sesc Melhores Filmes acontece também em mais 17 cidades paulistas. A itinerância do Festival ocorre de 5 a 31 de maio, e os locais que receberão as sessões também podem ser encontrados no site oficial.
(Fonte: F&M ProCultura – Assessoria de Imprensa)