meio A Verte Filmes de Porto Alegre está lançando dois documentários com direção de Pedro Henrique Risse e Clarissa Beckert. Os curtas meio e Land Schaffen apresentam, em narrativas e estéticas distintas, particularidades identitárias presentes no cotidiano dos descendentes de alemães na região do Vale do Rio dos Sinos. O ponto de partida para os dois documentários foram as pesquisas realizadas por Clarissa durante sua graduação em Ciências Sociais, que abordaram a relação entre imaginário e identidade cultural através de histórias de vida.

O curta-metragem meio tem estreia marcada para a próxima terça-feira, 29 de outubro, às 20h, na Sala PF Gastal, na Usina do Gasômetro. A entrada é franca. O filme se passa na comunidade de Vila Rica, originalmente Vila Rickert, área rural do município de Presidente Lucena. Lá vive Lina, uma senhora de 83 anos que só fala o dialeto alemão e praticamente não entende português. Enquanto isso, em uma escola próxima, crianças estudam alemão e imaginam o país de origem de seus antepassados. Toda a narrativa do curta se constrói a partir das diferenças entre duas gerações.

Land schaffen, que estreia no dia 13 de novembro, às 19h, no Cine Santander. A exibição integra a programação da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, que homenageia a Alemanha. No filme, há cinco personagens principais e suas famílias. A narrativa se constrói a partir de conversas entre os personagens sobre a vida, os seus desafios e sonhos, o trabalho duro na roça e o cotidiano. Filmado nos municípios de Araricá, Bom Princípio, Sapiranga e Presidente Lucena,  Land schaffen é quase inteiramente falado no dialeto Hunsruckisch, que é o idioma predominante nestas comunidades.

Fonte: Verte Filmes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *