Nos dias 26 e 27 de junho, o VFXRio traz aos interessados em tecnologias digitais doze palestras com especialistas na área, discutindo como os recursos atuais são aplicados ao cinema, à televisão, aos games e mesmo à dança, e de que maneiras a tecnologia se adapta aos tempos de crise econômica e sanitária.
Em 2020, o evento ocorre em formato integralmente online e gratuito. Os principais destaques no universo do cinema ficam por conta de Chris Evans (não confundir com o Capitão América!), diretor técnico de efeitos visuais nas franquias Transformers e Avatar, e Roger Guyett, diretor de efeitos visuais da ILM, empresa fundada por George Lucas, e responsável pelos efeitos da saga Star Wars.
LEIA MAIS
Paralisado pela pandemia, “primeiro filme vertical” é completado com imagens de videogame ao vivo
Opinião :: O poder mobilizador das imagens em movimento
Cats :: Musical terá efeitos visuais modificados depois da estreia nos Estados Unidos
Além destes, o VFXRio traz painéis com pesquisadores em futuro do trabalho e inovação, com produtores de efeitos visuais da Rede Globo (incluindo Uno de Oliveira, que participou de Velho Chico, 2016, e Ilha de Ferro, 2018), coreógrafos, designers de games e criadores especializados em VR – Realidade Virtual.
A mediação das conversas será feita por Matteo Moriconi, fundador do Museu Virtual de Arte Brasileira, e por Liana Brazil, cofundadora do estúdio SuperUber, responsável por instalações e exposições artísticas. Todas as informações sobre horários, painéis e sobre projetos excepcionais como a recriação da Capela Sistina em Realidade Virtual podem ser encontradas no site oficial do VFXRio.