20210726 vi cine jardim papo de cinema 800

Nesta segunda-feira, 9 de agosto de 2021, começa a sexta edição do Cine Jardim: Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim. O evento baseado na cidade de Belo Jardim, no interior de Pernambuco, se adapta ao formato online e gratuito (com sessões pelo site oficial e pela plataforma Cardume), democratizando o acesso aos filmes ao país inteiro.
Até o dia 28 de agosto, serão exibidos 33 curtas-metragens de Brasil, México, Espanha e Argentina, selecionados entre 680 inscritos, além de 6 longas-metragens brasileiros, entre 52 inscritos. O tema da mostra este ano é Cinema e Educação, representado através de cinco mostras paralelas: Diversidade de Voos, Revoada, Voo Livre, Rotas de Migração e Passarinho.
LEIA MAIS
Cobertura :: VI Cine Jardim: Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (2021)
VI Cine Jardim divulga 46 filmes selecionados nas Mostras Paralelas
VI Cine Jardim :: Anunciados os filmes das mostras competitivas

20210809 vi cine jardim programacao papo de cinema 750

A abertura ocorre com a apresentação do clássico Corisco e Dadá (1996), de Rosemberg Cariry, que comemora 25 anos. O diretor cearense participa de uma live com o público logo após a exibição online. Segundo o produtor do evento, Léo Tabosa, “O compromisso do Cine Jardim é levar o melhor da produção audiovisual dos últimos anos para o interior de Pernambuco. Nossa preocupação está além das exibições, por isso sempre promovemos encontros, debates e atividades de formação para jovens que complementam a experiência de cinema que pensamos ser transformadora”.
Entre os destaques da programação se encontram o longa-metragem Sertânia (2020), de Geraldo Sarno, eleito o melhor filme do último ano pela redação do Papo de Cinema, além de A Mulher da Luz Própria (2019), documentário de Sinai Sganzerla sobre a mãe, a atriz Helena Ignez, que participou desde os filmes do Cinema Novo e Cinema Marginal até dirigir suas próprias obras radicais na última década. Na seleção de curtas-metragens, vale prestar atenção aos impressionantes Carne (2019), de Camila Kater, e Baile (2019), de Cíntia Domit Bittar.
O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente a programação, atualizando nossa matéria especial com novas críticas e entrevistas.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *