VI MOV :: Começa a edição 2024 do Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Com programação gratuita de filmes nacionais e internacionais, o VI MOV começa nesta terça-feira, 03, na cidade de Recife. A abertura do Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco 2024 contará com a exibição do longa-metragem Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (2009), drama dirigido por Marcelo Gomes e Karim Aïnouz (mais sobre o filme ao final da matéria). A exibição do filme começa às 19h30, e será acompanhada por um cineconcerto inédito da banda Estesia, coletivo artístico que irá produzir um espetáculo sonoro para acompanhar a projeção. A atividade acontecerá no Teatro do Parque (R. do Hospício, 81 – Boa Vista).

LEIA MAIS
Manas :: Filme brasileiro faz bonito no 81º Festival de Veneza
Ainda Estou Aqui :: Imprensa internacional repercute estreia do filme no Festival de Veneza
Kinoforum 2024 :: Confira os vencedores da 35ª edição do evento paulistano

O VI MOV seguirá até o próximo sábado, 07, com projeções no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Avenida 17 de Agosto, 2187), na sala Museu, em Casa Forte. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma oficial do festival, a Sympla.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | Letterboxd

Segundo revelado pelos responsáveis, o VI MOV deverá “oferecer um rico panorama da produção cinematográfica universitária ao redor do Brasil e do mundo”. A sexta edição do MOV também marca o retorno do MOV Acampa, projeto que está alojando universitários de todo o país gratuitamente no Recife para participarem do festival e suas atividades formativas.

MAIS SOBRE O FILME DE ABERTURA

Lançado na mostra Horizontes do Festival de Veneza 2009, Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo segue um geólogo de 35 anos que é enviado para realizar uma pesquisa de campo no sertão nordestino. No decorrer da viagem, a saudade de sua amada aperta e aumenta a sua consciência da geografia humana que preenche aquela região.

Estrelado por Irandhir Santos, o longa foi premiado nos festivais de Havana e Rio, além de ter vencido a categoria de Melhor Trilha Sonora do 16º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Na mesma honraria, também foi indicado a Melhor Filme, Roteiro Original, Montagem, Fotografia e Som. Assista ao teaser do filme abaixo:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br