20201208 800

Quem apanha não esquece. É o que anuncia o ditado popular e o que também parece ser o caso de Viggo Mortensen. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, o astro hollywoodiano comentou sobre as polêmicas que envolveram o lançamento de Green Book: O Guia (2018), há mais de dois anos. Para o ator, a “controvérsia que foi criada” por, segundo ele, “um grupo pequeno de blogueiros e críticos” não teve “argumentação suficiente”. Ainda conforme Viggo, houve uma tentativa de “destruir a reputação do filme” e em alguns lugares “comparar algo a ‘Green Book‘ se tornou pejorativo”. Para completar, o artista indicado a três Oscars antevê que “no futuro a polêmica será esquecida e o longa será considerado um clássico”. Palmas para a previsão corajosa, não é mesmo? 

ENTENDA A POLÊMICA

Na época, Green Book: O Guia (2018) se tornou um êxito na temporada de premiações. Entretanto, foi duramente criticado por entidades do movimento afro e internautas da ala mais progressista, muito por conter em sua trama problemas raciais que se solucionam através da “benevolência” dos brancos, não por conquistas do negros.

20201208 999

Um dos mais famosos críticos da produção foi o cineasta Spike Lee, que comparou a empreitada ao drama Conduzindo Miss Daisy (1989), que também possui refúgios narrativos semelhantes e que é “só mais uma história sobre racismo nos EUA contada do ponto de vista das pessoas brancas”. Lee, inclusive, deu as costas para o palco quando a obra de Peter Farrelly venceu o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2019.

LEIA MAIS
Sacha Baron Cohen retira falsa oferta de emprego a Donald Trump
Christopher Nolan crítica Warner Bros. e dispara contra HBO Max
Wisteria :: David Lynch estaria desenvolvendo nova série

Apesar de todos esses problemas de recepção, Green Book: O Guia (2018) se tornou um sucesso, tanto em condecorações, quanto em faturamento. Com um orçamento de US$ 23 milhões, o filme arrecadou impressionantes US$ 321 milhões em bilheteria mundial. Além das vitórias no Oscar (Filme, Roteiro Original e Ator Coadjuvante para Mahershala Ali), foi destaque nos prêmios Globo de Ouro e BAFTA. E você? É #TeamViggo ou #TeamSpike? Deixe sua opinião nos comentários!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *