20210524 curta vazantes papo de cinema

A Mostra Curta Vazantes, tradicionalmente sediada no Distrito de Vazantes, porção administrativa do município de Aracoiaba, no Ceará, terá sua sétima edição online e gratuita entre os dias 14 e 30 de junho. Ao todo, serão exibidos 23 curtas-metragens selecionados à Mostra Competitiva, tanto no site oficial do evento (www.curtavazantes.com.br) quanto na Plataforma Cardume (https://cardume.tv.br). Os curadores receberam 631 inscrições. Entre os escolhidos estão ficções, animações e documentários, realizados em 10 estados brasileiros, e produções da Espanha, México e França. Além da exibição dos filmes, o evento terá oficinas de formação em roteiro e em crítica de cinema, além de palestra voltada aos profissionais da rede pública de ensino, assim cumprindo uma importante função formativa.

LEIA MAIS
XI Festival Pachamama :: O chileno Visión Nocturna leva o prêmio principal
Festival Anim!Arte 2021 começa dia 24 de maio em formato online
In-Edit Brasil 2021 :: Festival divulga lista de filmes brasileiros selecionados

O cineasta Leo Tabosa, produtor da Mostra Curta Vazantes, destaca que o intuito do evento sempre foi aproximar localidades vizinhas que não possuem circuito exibidor cinematográfico. Tanto que as exibições aconteciam na praça do distrito e arregimentavam pessoas de todas as idades. Contudo, a pandemia da Covid-19 impôs a realização remota: “A Mostra surgiu em 2013 como iniciativa de inclusão e capacitação de moradores do interior cearense no setor cinematográfico. O desafio agora é nos adaptar ao formato remoto para dar continuidade às atividades que foram interrompidas em 2020 por conta da pandemia”, diz Tabosa.

A VII Mostra Curta Vazantes é uma realização da Pontilhado Cinematográfico, da Universidade Católica de Pernambuco, através da Pró-Reitoria Comunitária, e do Instituto Humanitas da Unicap. O evento conta com parcerias da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA), da Fundação Fé e Alegria Vazantes e do Armazém Coral Acha Aqui, além de diversos voluntários que participam na construção e execução desse projeto. Confira abaixo os filmes que fazem parte da seleção 2021 do evento:

 

4 BILHÕES DE INFINITOS, de Marco Antônio Pereira
A BARCA, de Nilton Resende
ANTES DE LA ERUPCIÓN, de Roberto Toledo
BAILE, de Cíntia Domit Bittar
CADEIA ALIMENTAR, de Raphael Medeiros
DE VEZ EM QUANDO EU ARDO, de Carlos Segundo
ÉCOCIDE, de Liliane Mutti
ELA QUE MORA NO ANDAR DE CIMA, de Amarildo Martins
INABITÁVEL, de Matheus Farias e Enock Carvalh
LA ÚLTIMA Y NOS VAMOS , de Susy López P.
MANAUS HOT CITY, de Rafael Ramos
MARCIANOS, de David Del Aguila
NEGUINHO, de Marçal Vianna
O BARCO E O RIO, de Bernardo Ale Abinader
O QUINTAL DE JOÃO, de João Marcos Maia
PICCOLINO: UNA AVENTURA EN LA CIUDAD, de Giovanni Maccelli
POLTER, de Álvaro Vicario
REEXISTO, de Lethicia Galo, Rodrigo Campos
ROBERTO, de Carmen Córdoba González
S13p15a, de Jesús Loniego
SOBRE NOSSAS CABEÇAS, de Susan Kalik e Thiago Gomes
TERCEIRO DIA, de Jéssica Queiroz
TRAZO CRÍTICO: CONTAMINACIÓN, de Vicente Mallols

20210524 mora andar cima papo de cinema
Marcélia Cartaxo em “Ela que Mora no Andar de Cima”. Foto/Divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *