20250206 vitoria papo de cinema 800

Vitória (2025), filme que chega nesta quinta-feira, 13, aos cinemas é baseado numa história real. O caso verdadeiro é o de Joana da Paz, aposentada carioca que ajudou a desmascarar uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos a partir de filmagens em fitas VHS feitas da janela de seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de Copacabana. Quem a interpreta na telona é Fernanda Montenegro. O elenco do longa-metragem ainda conta com Alan Rocha, Linn da QuebradaLaila Garin e Thawan Lucasm.

Mas, antes mesmo de Vitória estrear nos cinemas, uma polêmica vem tomando as redes sociais. Joana da Paz era uma mulher negra, então por que escolher uma atriz branca para a representar nos cinemas? Vem que a gente te conta mais.

Vitória

LEIA MAIS
5+1 :: Fernanda Montenegro
5+1 :: Fernanda Torres
Vitória :: Drama estrelado por Fernanda Montenegro ganha trailer e data de estreia

VITÓRIA: A POLÊMICA

Joana da Paz teve a sua identidade mantida em sigilo por 17 anos – essa informação veio à tona apenas em 2023, quando ela faleceu. A0s filmagens do longa-metragem já estavam em andamento. Portanto, antes de cair a confidencialidade a respeito da mulher, não se sabia sequer o seu nome verdadeiro, quanto mais o seu fenótipo ou qualquer outra característica. A imprensa a batizou de Vitória da Paz ao noticiar o caso. Além disso, o roteiro do filme alterou ainda os nomes reais de outros personagens, transformando Joana em Nina e Fábio Gusmão em Flávio Godoy. Alan Rocha, ator negro que interpreta Gusmão, correspondente a um personagem de pele branca na realidade.

Vale destacar que Vitória seria dirigido por Breno Silveira, mas os planos tiveram de ser alterados com a morte inesperada do cineasta. Andrucha Waddington, até então envolvido apenas como produtor, assumiu a empreitada por conta da morte do amigo. Ele é genro de Fernanda Montenegro, marido da também atriz e roteirista Fernanda Torres.

VITÓRIA: O TRAILER

Gostou do conteúdo sobre Vitória? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky Canal Whatsapp

Que tal conferir o nosso canal do YouTube

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *