20241024 vitoria papo de cinema 3

Vitória (2025) é o mais novo filme estrelado por Fernanda Montenegro. Nele, a atriz de 95 anos de idade interpreta Dona Nina, mulher que testemunha diariamente uma rotina de violências em torno de seu apartamento. Ela tem um encontro transformador com o jornalista interpretado por Alan Rocha, auxiliando a desarticular uma fatia importante do crime organizado local a partir dele. O elenco ainda conta com Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. Confira o primeiro trailer dessa produção logo abaixo.

Baseado no livro Dona Vitória da Paz, de Fabio Gusmão, repórter autor da série de reportagens que narraram o caso verdadeiro que inspirou livro e filme, Vitória é dirigido por Andrucha Waddington e já tem data marcada para a sua estreia: 13 de março de 2025. O caso verdadeiro é o de Joana da Paz, aposentada que ajudou a desmascarar uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos a partir de filmagens em fitas VHS feitas da janela de seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro. A idosa teve a sua identidade mantida em sigilo por 17 anos, até 2023, quando faleceu, já com as filmagens do longa-metragem em andamento.

LEIA MAIS
Maníaco do Parque: A História Não Contada :: Assista ao trailer da nova série documental
Corisco & Dadá :: Confira o trailer e o pôster da versão restaurada em 4K
Precisamos Falar Sobre Nossos Alunos :: Confira o trailer do drama russo que chegou ao Looke

VITÓRIA: O TRAILER

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

VITÓRIA: FALA, DIRETOR!

“Minha busca foi construir essa personagem enfatizando sua humanidade com seus sonhos e fragilidades. Ela é uma personagem extraordinária, uma mulher fiel aos seus princípios e disposta a ultrapassar os limites de sua vida cotidiana para lutar pelo que acredita ser certo. Ela é testemunha de uma realidade em que a violência se impõe no seu dia a dia. Sente-se profundamente perturbada pela omissão da polícia e também pela inação dos que vivem no seu prédio. Uma câmera caseira é sua única aliada (…)

(…) Vitória conta a jornada de uma improvável heroína que, contra todas as probabilidades, encontrou uma coragem incansável para lutar por seus direitos como cidadã. Um drama comum a tantas grandes cidades do mundo, mas que nos toca de perto como cariocas. Para isso, criamos um filme cru, neorrealista, onde a dura realidade se impõe em todos os aspectos da vida da nossa personagem. Interpretada por uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Fernanda Montenegro, que aos 95 anos, retrata nossa protagonista em uma performance emocionante e arrebatadora”, afirma o diretor. 

Vitória

Vitória tem produção executiva de Renata Brandão, Mariana Vianna, Tania Pacheco, Mayra Faour Auad e Ilda Santiago, e produção associada de Leonardo M. Barros.

Gostou do conteúdo sobre Vitória? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais. Também indicamos que siga os nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *