O cineasta alemão Werner Herzog vai dirigir a série de televisão Fordlândia, baseada no romance homônimo de Greg Grandin, cujo foco é um projeto falido de Henry Ford. Nos anos 20, o magnata tentou criar uma cidade ideal, típica dos subúrbios dos Estados Unidos, no sudoeste do Pará. Foi uma utopia que não tardou a desmoronar. Ford adquiriu um terreno de aproximadamente 15 mil m² na região de Santarém, a 800 km de Belém. Sua ideia era construir ali um polo de produção de borracha, especialmente para suprir a demanda dos pneus dos carros que fabricava. O projeto foi iniciado, mas não decolou, em menos de 20 anos se transformando numa cidade-fantasma.
“Fordlândia é uma história verdadeira e incrível. Estamos bastante entusiasmados em trabalhar com Werner, um dos cineastas mais emblemáticos do mundo. A história de um magnata com poder absoluto, impondo sua visão da América ao mundo, é extremamente relevante hoje”, disse Priya Amritraj, uma das produtoras.
É a volta de Werner Herzog à Amazônia, região que ele explorou em dois longas-metragens ficcionais cultuados: Aguirre: A Cólera dos Deuses (1972) e Fitzcarraldo (1982), ambos passados na faixa peruana da floresta.
(Fonte: Redação PdC)