A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe, de 6 a 18 de janeiro de 2018, a mostra de cinema Muito além dos Tenenbaums, a primeira retrospectiva inteiramente dedicada ao premiado cineasta Wes Anderson a ser realizada no país. Durante a temporada, o público poderá conferir oito longas-metragens e um curta do cultuado diretor americano, além de participar de três debates que esmiuçarão sua trajetória. Esta será uma oportunidade única de analisar o amadurecimento e a trajetória do cineasta. Como sugere o nome, além de Os Excêntricos Tenenbaums (2001), longa que apresentou Anderson ao grande público, também farão parte da mostra o raro curta Hotel Chevalier (2007) e dois filmes do início de sua carreira: Três é Demais (1998) e Pura Adrenalina (1996), além, é claro, de suas produções mais recentes. Todos serão apresentados em formato digital de alta qualidade.
Os curadores e produtores do evento, Aline Fonte e Rodrigo Fomel, buscam preencher uma lacuna existente no país com a mostra e a publicação de um catálogo inédito. “Há pouco material em português sobre Anderson. Por isso, o projeto desta mostra vai além da exibição dos filmes e inclui um catálogo com artigos de pesquisadores e palestras com estudiosos sobre diferentes facetas da obra do cineasta”, afirmam. Com a exibição conjunta de todos os seus longas, será mais fácil identificar os elementos que marcaram seu estilo: precisão técnica, simetria, uso de surpreendentes paletas de cores, repetição de formas e modelos, recorrente abordagem de assuntos familiares, nostalgia e humor muito peculiar, trilhas sonoras marcantes e referências ao teatro e aos mestres do cinema.
Na abertura, no sábado (06) e no encerramento (dia 18, quinta-feira), sempre às 19h30, o público será convidado a um bate-papo com a curadoria para discutir o processo de produção e a proposta da mostra com algumas rodadas de perguntas e respostas. Além disso, três palestras serão ministradas ao longo da programação. Dentre os temas discutidos estão a direção de arte na filmografia de Anderson, a psicanálise em sua obra e a importância da música e da trilha sonora em seus filmes. As palestras têm entradas gratuitas, com senhas distribuídas no mesmo dia em que serão realizadas. Um catálogo com textos inéditos em português e produzidos especialmente para o evento será distribuído gratuitamente ao público. O documento também estará disponível em versão digital no site da mostra.
O cineasta Wesley “Wes” Wales Anderson nasceu em 1º de maio de 1969, em Houston, Texas, e é formado em Filosofia. Durante o curso, conheceu o ator, produtor e roteirista Owen Wilson, com quem firmou uma parceria longa e premiada. Em 1994, os dois produziram um curta-metragem de 13 minutos, chamado Bottle Rocket. O curta foi apresentado no Festival de Sundance e, diante do sucesso, os dois conseguiram recursos para a versão estendida do curta, também batizado de Bottle Rocket (no Brasil, chama-se Pura Adrenalina). Em 2001, dirigiu Os Excêntricos Tenenbaums, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Roteiro Original. Já em 2014, o diretor atingiria o grande público com a comédia O Grande Hotel Budapeste, indicada a 9 Oscars – inclusive a Melhor Filme e Direção – e premiada em quatro categorias. Em 2018, Anderson lançará a animação Isle of Dogs (ainda sem título em português) no Festival de Berlim. A programação completa da mostra Muito além dos Tenenbaums está disponível no site oficial do evento.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Cultural Rio de Janeiro)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário