Will Smith anunciou na noite desta sexta-feira, 1º, que está renunciando a sua vaga como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A decisão foi tomada após críticas pelo tapa dado pela estrela de King Richard: Criando Campeãs (2021) no comediante Chris Rock, durante a cerimônia do Oscar 2022, no último domingo, 27. “Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos de meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa“, afirmou o astro em comunicado enviado à Variety.

Ainda conforme a publicação, Smith disse que “traiu a confiança da Academia”. “Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou me retirando da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”, completou.

LEIA MAIS
Oscar 2022 :: A celebração da mediocridade
Oscar 2022 :: No Ritmo do Coração eleito Melhor Filme. Duna se consagra. Confira a lista dos vencedores!

Vale lembrar que a instituição abriu processo disciplinar contra o artista, que poderia ter sido expulso, suspenso ou sofrido outro tipo de punição. Na manhã desta sexta-feira, inclusive, o produtor da festa do Oscar, Will Packer, afirmou que a polícia de Los Angeles se ofereceu para prender Will, mas não seguiu em frente porque Rock se recusou a prestar queixa.

ENTENDA O CASO

Chris Rock, ao subir ao palco para apresentar o prêmio de Melhor Documentário em Longa-Metragem, fez uma piada de mau gosto com a esposa de Smith, a atriz Jada Pinkett-Smith, que está com a cabeça raspada por sofrer de alopecia. Rock comentou que ela estaria pronta para estrelar uma sequência de Até o Limite da Honra (1997), protagonizado por Demi Moore – que precisou raspar a cabeça para compor sua personagem. A situação ficou desconfortável e Will subiu ao palco e deu um tapa na cara do colega, que ficou sem reação. “Will Smith acabou comigo. Wow, cara, foi só uma piada”, comentou na sequência. Pouco tempo depois, Smith foi chamado ao palco para ser condecorado com o Oscar de Melhor Ator. Prontamente, gastou a maior parte do seu discurso pedindo desculpas. Confira o momento abaixo: 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *