Categorias: BastidoresNotícias

Woody Allen inspirou Studio Ghibli a disponibilizar seus filmes no streaming

Publicado por
Francisco Russo

Por muitos e muitos anos, o Studio Ghibli recebeu ofertas para exibir seus filmes nos mais variados streamings, e a resposta sempre foi não. Fiel à exibição nos cinemas e apenas em mídias físicas, não havia interesse em explorar este novo formato de exibição. Até Woody Allen assinar um acordo com a Amazon, onde dirigiu tanto os filmes Café Society (2016) e Roda Gigante (2017) quanto a minissérie Crisis in Six Scenes (2016).

“Sempre acreditei que filmes devem ser vistos em salas de cinema”, declarou Toshio Suzuki, cofundador do Studio Ghibli. “Fomos muito hesitantes sobre expandir além das mídias físicas. O que nos fez mudar de ideia foi Woody Allen ter feito um filme especificamente para uma plataforma de streaming. Li uma entrevista dele [sobre como o streaming poderia expor seus filmes a uma audiência maior] e isto mudou minha mentalidade.”

Myley Cyrus e Woody Allen em “Crisis in Six Scenes”

 

Vale lembrar que, no acordo firmado entre Allen e Amazon, os filmes do diretor eram antes lançados nos cinemas e, meses depois, disponibilizado na plataforma da empresa, o Prime Video. A exceção foi justamente Crisis in Six Scenes, lançada diretamente no streaming.

Anos após o acordo firmado, rompido pela empresa de forma que Um Dia de Chuva em Nova York (2019) seja até hoje inédito nos Estados Unidos, o Ghibli decidiu mergulhar no streaming. No Brasil, o acervo da produtora japonesa está disponível na Netflix, há alguns meses. Nos Estados Unidos, a estreia será no próximo dia 27, com o lançamento do streaming HBO Max. Segundo Suzuki, a quantia obtida por estas negociações ajudará no financiamento do próximo filme de Hayao Miyazaki, How Do You Live?, que ainda levará cerca de três anos até ser concluído.

Reunião do elenco de “Friends”, 16 anos após o fim da série, será uma das atrações do HBO Max

 

No Brasil, ainda não há previsão sobre quando o HBO Max será lançado. Dentre as novidades previstas, estão o especial que reunirá o elenco de Friends (1994 – 2004) e ainda a versão de Zack Snyder para Liga da Justiça (2017), esta com lançamento agendado apenas para 2021.

LEIA MAIS:
Novo filme de Hayao Miyazaki levará anos até ser concluído
Friends :: Reunião do elenco é adiada devido ao coronavírus
Liga da Justiça :: Versão de Zack Snyder será lançada em streaming

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)