20210511 festival pachamama papo de cinema 800

Entre os dias 15 e 22 de maio ocorre a 11ª edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira. Devido à pandemia de Covid-19, o evento ocorre de modo inteiramente online e gratuito. Desta vez, os filmes foram convidados pelos curadores Marcelo Miranda e Marcelo Cordero, ao invés do habitual processo de inscrições.

Ao longo de oito dias, o evento apresenta dezenas de longas e curtas-metragens, tanto latinos quanto brasileiros, distribuídos entre Mostra Competitiva de Longas, Mostra Cinema É Política, Mostra Originários, Mostra Escola de Cinema Amazônico e Mostra Tri Fronteira, além de homenagens a Paul Leduc, Fernando Solanas e Geraldo Sarno. O festival se inicia com a exibição inédita de Libório, filme sobre o líder dominicano Papá Liborio, e se encerra com a projeção de King Kong en Asunción, obra mais recente de Camilo Cavalcante, vencedora do Festival de Gramado 2020.

 

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Camilo Cavalcante também ministra o curso “Produção de filmes de baixo orçamento”, entre os dias 16 e 21 de maio. Foram organizados quatro encontros, de três horas de duração cada, iniciando-se sempre às 18h no Acre (ou 20h no horário de Brasília). As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 12 de maio, no site do Cinema de Fronteira.

Descubra a lista completa de filmes selecionados:

 

Filme de abertura
Libório, de Nino Martínez (República Dominicana, 2021)

 

Mostra competitiva
Las Ranas, de Edgardo Castro (Argentina, 2020)
Supa Layme, de Fumito Dujikawa (Peru, 2020)
Subterrânea, de Pedro Urano (Brasil, 2020)
Días de Invierno, de Jaiziel Hernández (México, 2020)
Visión Nocturna, de Carolina Moscoso Briceño (Chile, 2019)
A Mesma Parte de um Homem, de Ana Johann (Brasil, 2021)
Sirena, de Carlos E. Piñeiro (Bolívia, 2019)
Rio Turbio, de Tatiana Mazú González (Argentina, 2020)
Chaco, de Diego Mondaca (Bolívia, Argentina, 2020)
La Chucha Perdida de los Incas, de Fernando Gutiérrez (Peru, 2019)
Harley Queen, de Carolina Adriazola e José Luís Sepúlveda (Chile, 2019)
Nosotros, los Bárbaros, de Juan Alvarez-Durán (Bolívia, 2020)

 

Homenagem: Geraldo Sarno
Viramundo (Brasil, 1964)
Coronel Delmiro Gouveia (Brasil, 1977)
O Último Romance de Balzac (Brasil, 2010)
Sertânia (Brasil, 2019)

 

Homenagem: Fernando Solanas
La Hora de los Hornos (Argentina, 1968)

 

Homenagem: Paul Leduc
Reed, México Insurgente (México, 1970)

 

Sessão especial
Edna, de Eryk Rocha (Brasil, 2021)

 

Mostra originários
Kunhangue Arandu, de Alberto Alvares e Cristina Flória (Brasil, 2021)
Yaõkwa: Imagem e Memória, de Vincent Carelli e Rita Carelli (Brasil, 2020)
Yãmiyhex: As Mulheres-Espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali (Brasil, 2019)
A Flecha e a Farda, de Miguel Antunes Ramos (Brasil, 2020)
Nuhu Yãg Mu Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero (Brasil, 2020)

 

Mostra Amazônia
Super Panc Me, de Marcus Vinícius de Oliveira (Brasil, 2020)
Por Onde Anda Makunaíma?, de Rodrigo Séllos (Brasil, 2020)
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi (Brasil, 2020)

 

Mostra Tri Fronteira
Teloneras, de Rómulo Sulcra Rica (Peru, 2019)
Puerto Escondido, de Gabriela Paz (Bolívia, 2020)
Um Dia Qualquer, de Pedro von Krüger (Brasil, 2020)

 

Mostra cinema é política
#eagoraoque, de Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald (Brasil, 2020)
Pano de Chão, de Pedro Sá Earp (Brasil, 2020)
Servidão, de Renato Barbieri (Brasil, 2019)
Entre Nós Talvez Estejam Multidões, de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito (Brasil, 2020)

 

Mostra escola de cinema da Amazônia
Koshi Ainbobo, Mujeres Valientes, de Giovana García e Flor Isamaat (Peru, 2020)
Sentir Kapanawa, de Jessy Calle Suárez (Peru, 2019)
Ja Camobicho Baneni, de Gabriela Delgado e Bernabé Mahua (Peru, 2019)
Nihikanimpa, Hombre del Bosque, de Gina Machay e Pedro Javier (Peru, 2019)
La Lluvia, de Miguel Ángel, Christian e Jesús (Peru, 2019)
Yanchamba, de André Casana Rodríguez e Kalin Santos Méndez (Peru, 2019)
Raomis Aimbo, de Gabriela Delgado Maldonado (Peru, 2019)
Jiwi Bewai, El Árbol que Canta, de Martín Rebaza (Peru, 2019)
Kene, Memória Viva de la Naturaleza, de Shimpu Arte e Ombeline Guillaume (Peru, 2019)
Pachaka, de Tsinaki Samaniego Pascual e Fabio Mosca Farfán (Peru, 2019)
Airatsu, de Gabriela Olivera Hidalgo (Peru, 2019)

 

Filme de encerramento
King Kong en Asunción, de Camilo Cavalcante (Brasil, 2020)

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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