“Fazer a primeira sessão pública do Xingu no coração da Amazônia é tão especial e simbólico quanto o fato de estarmos no aniversário de 50 anos do Parque”, comemora o diretor Cao Hamburger. O produtor Fernando Meirelles faz coro com Cao e festeja a oportunidade: “Xingu não poderia estar em melhor lugar e melhor momento para ser apresentado pela primeira vez: estaremos em Manaus, coração da Amazônia, num festival que ganha prestígio a cada ano, num momento em que se questiona os mega-projetos para o desenvolvimento da Amazônia e as desastrosas mudanças do Código Florestal. O filme fala sobre esses mesmos erros cometidos há 50 anos. Sim, o Parque do Xingu comemora 50 anos em 2011. Tudo se encaixa”.
Xingu conta a saga dos irmãos Villas Boas, idealizadores da reserva do Parque do Xingu, primeira terra indígena homologada pelo governo federal, em 1961, que completou 50 anos este ano.
Sinopse
Xingu conta a incrível história dos irmãos Vilas Boas e a aventura da criação do primeiro parque indígena de grandes proporções no Brasil. Uma parte esquecida e dramática da nossa história que permanece atual e urgente.
Fonte: Assessoria de Imprensa longa, Assessoria de imprensa Natura.