20240305 xogum a gloriosa saga do japao papo de cinema 800 teaser

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (2024-) foi um dos grandes destaques entre as séries lançadas em 2024. Tanto que vem ganhando um merecido reconhecimento na atual temporada de premiações. Recentemente, ganhou os Globos de Ouro de Melhor Série de Drama, Ator (Hiroyuki Sanada), Atriz (Anna Sawai) e Ator Coadjuvante (Tadanobu Asano) em Série de Drama. Além disso, teve três dos cinco indicados ao DGA Awards 2025 de Melhor Direção em Série de Drama.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão também foi indicado em seis categorias ao Critics Choice Awards 2025. Além disso, com 18 estatuetas ao todo no Emmy Awards 2024 (o Oscar da TV norte-americana), tornou-se a primeira produção em língua não inglesa a vencer a categoria de Melhor Série de Drama. As não menos cobiçadas estatuetas de Melhor Atriz e Ator em Série de Drama também ficaram com Xógum, consagrando, respectivamente, Anna Sawai e Hiroyuki Sanada. E tudo isso garantiu a renovação da série para a segunda temporada. Mais do que isso, a transformação do status inicial de minissérie em série.

Xógum

LEIA MAIS
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão – Crítica da T01
Globo de Ouro 2025 :: Ainda Estou Aqui, A Substância, Xógum. Saiba onde assistir aos filmes e às séries premiados
DGA Awards 2025 :: Confira os indicados ao prêmio do Sindicato dos Diretores de Hollywood. Cadê a diversidade?

XÓGUM ERA MINISSÉRIE E VIROU SÉRIE? ENTENDA

Em princípio, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão teria apenas uma temporada, assim sendo classificada como minissérie (ou série limitada). Até mesmo porque todo o seu arco dramático dá conta do livro de James Clavel no qual a trama se baseia. Uma vez que a história do livro foi toda utilizada, não há mais como continuara a trama, certo? Errado. Além dos prêmios, o programa se tornou o mais assistido da história do canal FX nos Estados Unidos, além de sucesso em outras praças mundo afora. Então, claro que ia rolar uma pressão para uma continuação.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Os co-criadores e produtores executivos de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, Justin Marks e Rachel Kondo, a produtora Michaela Clavell, além do ator Hiroyuki Sanada estão envolvidos no desenvolvimento da sequência. De acordo com as informações divulgadas por veículos da imprensa estadunidense, a Disney conta com o aceno positivo dos administradores da obra do falecido autor James Clavel para dar continuidade ao sucesso em mais duas temporadas. Desse modo, Xógum se torna uma série, já que contará com sequência. É algo semelhante ao que aconteceu com Big Little Lies (2017-2025), pensada como minissérie, mas desdobrada em formato série.

Xógum
Xógum

XÓGUM: O QUE ESPERAR DOS NOVOS EPISÓDIOS?

Antes da cerimônia do Globo de Ouro 2025 que consagrou Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, Hiroyuki Sanada disse à Esquire que estava aliviado com o sucesso do programa. “É tão difícil fazer nos tempos atuais um drama de samurai no Japão. É preciso muito dinheiro e tempo para torná-lo autêntico. E os verdadeiros fãs de drama de samurai japoneses sabem o que esperar”. Sanada, que será produtor executivo das temporadas dois e três, falou a respeito da sequência: “Temos uma história de verdade, então sabemos o que acontece a seguir. Mas não queremos apenas avançar. Estamos tentando criar entretenimento original. Há tantas ideias surgindo, e não estamos focados apenas na segunda temporada. Claro, queremos uma surpresa para o público. Você nunca pode adivinhar o que vai acontecer”.

Ainda não há nenhum indício do caminho que os idealizadores tomarão. Como a trama aborda eventos semelhantes ao acontecidos no verdadeiro período feudal do Japão, há muitas histórias que podem ser criadas para explorar o xogunato Tokugawa, ou seja, de 1600 em diante. Por exemplo, se formos pensar em termos de precisão histórica, o xógum deve ponderar a respeito da sucessão depois de 15 anos consolidando a sua posição como principal figura de poder japonesa. Seria a segunda temporada uma jornada de afirmação do poder do xógum e a terceira essa sempre turbulenta busca por um sucessor? Vamos ter de esperar. Os roteiristas já estão trabalhando em segredo. Ainda não há previsão do lançamento da segunda temporada de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, mas estamos de olho.

Gostou do conteúdo sobre Xógum: A Gloriosa Saga do Japão? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *