Y: O Último Homem é cancelada após primeira temporada

Publicado por
Marcelo Müller

Semanas antes de ter exibido o episódio final de sua primeira temporada, a série Y: O Último Homem (2021) foi cancelada pelo canal FX. A notícia foi confirmada pela showrunner Eliza Clark via Twitter: “Não iremos avançar com a série para uma segunda temporada no FX e no Hulu. Nunca em minha vida estive mais comprometida com uma história e digo que ainda há muito dela a ser contada. Tínhamos uma equipe diversa, liderada por mulheres em todas as áreas da produção. É a coisa mais gratificante e colaborativa que já fiz…não quero que acabe”. Se expressando nesses termos, ela mantém as esperanças dos fãs no sentido do programa ser “salvo e adotado” por outra emissora ou serviço de streaming. Adaptada da HQ homônima de Brian K. Vaughan e Pia Guerrara, a trama mostra a realidade depois que uma estranha doença dizima quase todos os seres vivos que possuem o cromossomo Y, o mundo se transforma numa distopia. Os únicos sobreviventes são Yorick Brown e seu macaco de estimação.

LEIA MAIS
Generation é cancelada após primeira temporada
Cineasta Paul Schrader chama cultura do cancelamento de “contagiosa”
A Máfia dos Tigres :: Série com Nicolas Cage no papel de Joe Exotic é cancelada

A adaptação audiovisual de Y: O Último Homem bateu em vários momentos na trave – era para ser um filme (talvez o primeiro de vários) e depois o projeto foi reformatado para a série. Todos os episódios da primeira temporada foram dirigidos por mulheres e as chefias de departamento igualmente eram ocupadas em sua maioria por mulheres. Ainda não há rumores quanto a uma nova possível casa do programa, mas não duvidamos que as negociações já estejam em curso. Vamos aguardar.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.